terça-feira, 19 de abril de 2011

Liberdade religiosa e secularização são preocupações de Bento XVI


A preocupação com a secularização e a garantia da liberdade religiosa foram os principais temas abordados por Bento XVI neste último ano
Nesta terça-feira, o Papa Bento XVI completa seis anos de pontificado, com uma progressiva exposição mediática, por força das várias viagens e intervenções públicas que têm servido para redefinir a sua imagem inicial de Papa.

Os últimos doze meses do atual pontificado foram de grande atividade, com destaque para a publicação do novo volume de seu livro “Jesus de Nazaré”.

Leia mais
.: Igreja celebra 6 anos da nomeação de Bento XVI 


Outra obra de grande impacto foi o livro-entrevista, “Luz do Mundo”, resultante de uma conversa com o jornalista alemão Peter Seewald, um registo inédito que permitiu conhecer mais Bento XVI e o seu pensamento sobre temas centrais para a Igreja e a sociedade.

Ainda no mesmo âmbito, o Papa estará na televisão pública italiana (RAI) para responder às perguntas de telespectadores, na Sexta-feira Santa, dia 22.


Viagens recentes
Entre os dias 11 a 14 de maio de 2010, Bento XVI passou por Lisboa, Fátima e Porto, revelando a capacidade de estar próximo das pessoas e de falar além das fronteiras da Igreja.

Se Portugal foi uma lição central para perceber o que pensa o Papa sobre o futuro da Igreja, a visita ao Reino Unido, entre os dias 16 e 19 de setembro, mostrou o que deseja da relação entre a comunidade cristã e um mundo crescentemente secularizado.

Em Santiago de Compostela e Barcelona, nos dias 6 e 7 de novembro, Joseph Ratzinger retomou as suas preocupações sobre a Europa do século XXI, progressivamente afastada da fé em Deus, escolhendo dois símbolos mundiais: os caminhos de peregrinação, na Galiza, e a Basílica de Gaudí, na Catalunha.

Também dentro da Itália se viveram momentos significativos, com a visita pastoral a Turim, no dia 2 de maio de 2010, diante do Santo Sudário, e viagem a Palermo, Sicília, no dia 3 de outubro, onde Bento XVI foi firme ao criticar a atuação da máfia local.

viagem ao Chipre, de 4 a 6 de junho, funcionou como uma espécie de prelúdio para Sínodo dos Bispos para o Médio Oriente, que em outubro de 2010 levaria ao Vaticano as preocupações de várias comunidades ameaçadas pela pobreza, o fundamentalismo, a violência e a imigração em massa.

O tema da liberdade religiosa voltaria a estar em destaque na mensagem que o Papa escreveu para o Dia Mundial da Paz 2011, afirmando que os cristãos são as principais vítimas de perseguição por causa da fé, no mundo.


Compromissões de 2011

Para este ano, estão previstos acontecimentos como a beatificação de João Paulo II, no dia 1º de maio, e um novo encontro inter-religioso em Assis, Itália, no dia 27 de outubro com o tema “Peregrinos da verdade, peregrinos da paz”.

O calendário das viagens deste ano inclui ainda visitas a quatro países: Croácia, Espanha, Alemanha e Benim, além de quatro deslocações a dioceses italianas.

Desde o início do pontificado, Bento XVI, que completou 84 anos de idade no sábado, 16, fez 18 viagens apostólicas fora da Itália.

FONTE: http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=281330

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!