Joseph Ratzinger, Papa Bento XVI, nasceu em Marktl am Inn, diocese de Passau (Alemanha), no dia 16 de Abril de 1927 (Sábado Santo), e foi baptizado no mesmo dia.
O seu pai, comissário da polícia, provinha duma antiga família de agricultores da Baixa Baviera. A sua mãe era filha de artesãos de Rimsting.
Ordenou-se sacerdote em Junho de 1951; e no ano seguinte iniciou a sua vida de professor na Escola Superior de Freising. Em 1953, doutorou-se em teologia com a tese «Povo e Casa de Deus na doutrina da Igreja de Santo Agostinho».
Ensinou em várias universidades europeias e, a partir de 1969, passou a ser catedrático de dogmática e história do dogma na Universidade de Ratisbona, onde ocupou também o cargo de Vice-Reitor.
Entre 1962 e 1965, participou no Concílio Vaticano II como «perito» e consultor teológico do Cardeal Joseph Frings, Arcebispo de Colónia.
Em 1977, o Papa Paulo VI nomeou-o Arcebispo de München e Freising. Escolheu como lema episcopal: «Colaborador da verdade». Em 1981, já Cardeal, foi nomeado Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé; mas desempenhou ainda vários cargos de relevo na Cúria Romana.
Foi eleito Papa a 19 de Abril de 2005, sucedendo a João Paulo II.
FONTE: |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!