sábado, 16 de abril de 2011

Aniversário de Bento XVI

Joseph Ratzinger festeja hoje 84 anos de idade
Joseph Ratzinger, Papa Bento XVI, nasceu em Marktl am Inn, diocese de Passau (Alemanha), no dia 16 de Abril de 1927 (Sábado Santo), e foi baptizado no mesmo dia.
O seu pai, comissário da polícia, provinha duma antiga família de agricultores da Baixa Baviera. A sua mãe era filha de artesãos de Rimsting.
Ordenou-se sacerdote em Junho de 1951; e no ano seguinte iniciou a sua vida de professor na Escola Superior de Freising. Em 1953, doutorou-se em teologia com a tese «Povo e Casa de Deus na doutrina da Igreja de Santo Agostinho».
Ensinou em várias universidades europeias e, a partir de 1969, passou a ser catedrático de dogmática e história do dogma na Universidade de Ratisbona, onde ocupou também o cargo de Vice-Reitor.
Entre 1962 e 1965, participou no Concílio Vaticano II como «perito» e consultor teológico do Cardeal Joseph Frings, Arcebispo de Colónia.
Em 1977, o Papa Paulo VI nomeou-o Arcebispo de München e Freising. Escolheu como lema episcopal: «Colaborador da verdade». Em 1981, já Cardeal, foi nomeado Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé; mas desempenhou ainda vários cargos de relevo na Cúria Romana.
Foi eleito Papa a 19 de Abril de 2005, sucedendo a João Paulo II.

FONTE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!