terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

LITURGIA - TERÇA-FEIRA - 16 DE FEVEREIRO

Primeira leitura: Tiago 1,12-18
Deus não tenta ninguém
Salmo responsorial: 93(94),12-13a.14-15.18-19 (R. 12a)
Bem-aventurado é aquele a quem ensinais vossa lei
Evangelho: Marcos 8,14-21
Tomai cuidado com o fermento dos fariseus


A pergunta do evangelho também pode ser dirigida a nós, como aos discípulos; nós temos mais ou menos familiaridade com Jesus: com sua palavra, com sua maneira de agir e com sua pregação, inclusive temos compartilhado não somente uma ou duas vezes o Pão, mas muitas e, contudo, não entendemos Jesus nem a advertência que faz, talvez moralizamos e cremos que o fermento dos fariseus se refere a coisas espirituais, não compreendemos que Ele nos ama e que nos chama a uma nova vida.

Às vezes, ante suas advertências e exigências, nós vamos pelas beiradas, não chegamos ao centro do assunto, a dureza de nossa mente e do coração para entender o estilo típico de Jesus faz repetir hoje essa pergunta: Ainda não entenderam? E o que é que tínhamos que entender? Algo simples e claro que estamos falando nos últimos dias nos evangelhos, o amor incondicional de Deus, sua pedagogia, sua ternura e a absoluta liberdade com que nos quer para que vivamos essas relações com ele e com os outros.

Entender inclusive que os momentos difíceis e penosos são momentos para nos aproximar de Deus e construir comunidade. E entender que somos chamados à generosidade para com os necessitados, a controlar nossos impulsos de inveja e egoísmo. Definitivamente temos que entender o chamado para construir uma vida mais feliz e justa. Para muitas comunidades hoje é Terça de Carnaval. É bom não esquecer de Deus no meio da festa. Ou não conseguimos entender que ali também pode estar Deus?

FONTE: PORTAL CLARET

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!