quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

LITURGIA - 18 DE FEVEREIRO - QUINTA-FEIRA

Primeira leitura: Deuteronômio 30,15-20
Hoje te proponho benção e maldição
Salmo responsorial: 1,1-2.3.4.6 (R. Sal. 39.5a)
É feliz quem a Deus se confia
Evangelho: Lucas 9,22-25
Quem perder sua vida por causa de mim, esse a salvará


Pelo evangelho de hoje, nota-se que começamos a Quaresma, porque desde já nos convida a carregar a cruz e seguir Jesus. O convite é que olhemos seriamente as implicações que essa cruz tem em nossas vidas; que não a vejamos como um sinal, algo que tenhamos que padecer como condição sine qua non, mas tenhamos na cruz um elemento que nos enaltece e faz crecer, que nos configura com Cristo.

Jesus, com sua lógica do Reino, nos mostra como perder a vida para ganhá-la. Isto acontece quando não há resistencia ao projeto de Deus, quando há mudanças, quando se coloca a confiança no Senhor, quando se caminha com esperança. Bem disse o livro do Deuteronômio: temos hoje diante de nós a vida e o bem, ou a morte e o mal. Cabe a nós decidir: viver mediocremente ou viver a plenitude, viver a sós e isolados ou viver com Deus e com irmãos, viver esta Quaresma amarrados, tristes e solitários ou vivê-la livres, alegres e solidários.

Cabe a cada um de nós decidir! Temos ainda toda a Quaresma pela frente para nos preparar para a Páscoa, centro da liturgia. Nestes quarenta dias podemos alcançar a "estatura de Deus". É questão de escolha. Não percamos oportunidade. O evangelho é um programa magnífico para nossa vida cristã: negar a nós mesmos e ganhar a vida, tomar a cruz e seguir Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!