quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

RESUMO DA HOMILIA PNSA - 1º DOMINGO DA QUARESMA

Este domingo foi o primeiro domingo da quaresma, tempo de se retirar, ficar a sós consigo mesmo, olhar para dentro de si, se conhecer melhor para poder ir ao encontro de Jesus!.

Na primeira leitura Moisés ensina seu povo a agradecer a Deus, recordando toda a libertação recebida. Os judeus celebram sempre os acontecimentos passados e com isso reavivavam sua fé. Estavam na terra prometida e ofertava ao Senhor a melhor parte de sua colheita, como forma de gratidão.

Na segunda leitura, Paulo aos Romanos exorta-os a professar com palavras e com o coração que Jesus Cristo é o Senhor!

O que temos visto são pessoas que professam com a boca sua fé, mas tem um coração vazio. Falam das canções, dos louvores, mas não tem a firmeza e a coragem para uma vida de testemunho de fé e de amor à Cristo e à Igreja.

Há também os corações cheios, porém cheios de coisas que sufocam a presença de Deus. Esses corações preocupados demais com as coisas do mundo, cheios de ódio, rancor, inveja, ganância, Jesus não consegue ser percebido, muito pelo contrário, fica sempre esquecido em algum cantinho.

Há também aqueles que cheios do Espírito Santo nos ajudam nesta caminhada em busca de Deus. São como Moisés em nossas vidas, nos mostrando e nos indicando o caminho a seguir.

O Evangelho de hoje é muito lindo, pois relata a natureza humana de Cristo de forma muito comum a nós, fala sobre a tentação que Jesus sofreu no deserto.

O Evangelho inicia dizendo que Jesus cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e, no deserto, ele era guiado pelo Espírito. Ali foi tentado pelo diabo durante quarenta dias.

O diabo o tentou quando tinha fome e ele respondeu “não só de pão vive o homem”.

Depois disso ofereceu-lhe poder e glória, Jesus respondeu: “Adorarás o Senhor teu Deus e só a ele servirás”. Sabia que havia de ganhar o mundo, mas não pela facilidade oferecida pelo demônio, e sim conquistando os corações dos homens, implantando o reino de amor e de justiça, seria pela cruz, morte e ressurreição.

Depois o diabo lhe desafiou, mandando que ele se atirasse do alto, e ele responde: “Não tentarás o Senhor teu Deus”.

É assim também em nossa vida cotidiana, precisamos saber em que consiste nossa maior fraqueza para ficarmos atentos, pois é justamente aí que seremos tentados pelo inimigo de nossas almas.

A quaresma é tempo de penitência, jejum e oração. É tempo de lembrar tudo o que Jesus fez por nós, é tempo de rever o espaço que Deus tem ocupado em nossas vidas e repensar nossa maneira de viver. É tempo de conversão!

RÍVIA RAMOS
MARCADOR: RESUMO DA HOMILIA - RÍVIA RAMOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!