quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

CAMPANHA DA FRATERNIDADE

6. ECONOMIA E JUSTIÇA

Quando falamos em economia, uma das primeiras questões a que devemos responder é se ela é justa ou não. Para isso, precisamos compreender o que é justiça.

Normalmente, as pessoas compreendem a justiça de acordo com dois princípios básicos; o primeiro consiste em dar a cada pessoa aquilo que lhe pertence, e o segundo diz que cada pessoa deve receber pelo bem que fez e pagar pelo mal que cometeu. Diante desses princípios, devemos perguntar: Essa compreensão de justiça é correta?

Se formos capazes de olhar a justiça à luz da fé, concluiremos que ambos os conceitos são falsos e, se fossem verdadeiros, Deus não existiria. Deus é justo, isso ninguém nega, mas concede os bens gratuitamente a todas as pessoas, embora todas as coisas pertençam a Ele e não às pessoas. Dele é tudo o que existe, já que tudo é obra sua, mas gratuitamente Ele no-lo deu, não exigindo nada para si. Além disso, Deus não nos trata conforme exigem as nossas faltas, mas nos perdoa sempre, agindo com infinita misericórdia. Fazer as pessoas pagarem pelo que fizeram é vingança, e não justiça. Deus não quer a morte do pecador, e sim que se converta e viva. Justiça verdadeira é superação do erro e restauração da vida social.

A economia deve se pautada na justiça, mas não na justiça dos homens, quando suas leis são imorais e se utilizam de dois pesos e duas medidas, legitimando situações ambíguas e perversas. A justiça dos homens freqüentemente tem gerado carência, exclusão social e desrespeito à dignidade humana. A justiça que deve ser o pilar de sustentação da economia será aquela que, antes de tudo, procura dar a todas as pessoas não aquilo que lhes pertence, mas o necessário para a satisfação de suas necessidades – de qualquer natureza -, afim de que todas possam ter uma vida digna.

Pe. José Adalberto Vanzella, SSP
TEXTO PUBLICADO NO FOLHETO “O DOMINGO”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!