sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Salvação é dom, mas precisa do "sim" humano, diz Papa

"A salvação é dom, é graça de Deus, mas para ter efeito na minha existência requer o meu assentimento, um acolhimento demonstrado nos fatos, isto é, na vontade de viver como Jesus, de segui-lo. Seguir Jesus no deserto quaresmal é, portanto, condição necessária para participar da sua Páscoa", indicou o Papa durante a homilia na Missa da Quarta-feira de Cinzas.

A Liturgia, que marca o início da Quaresma, aconteceu na Basílica de Santa Sabina e foi precedida por uma procissão penitencial. A celebração partiu da Igreja de Santo Anselmo em Aventino e contou com a participação de cardeais, arcebispos, bispos, monges beneditinos de Santo Anselmo, padres dominicanos de Santa Sabina e alguns fiéis.

Ao meditar sobre o texto da Antífona de Entrada do Rito, que destaca o perdão de Deus, Bento XVI afirmou: "Perdoar alguém equivale a dizer-lhe: não quero que você morra, mas que viva; quero sempre e somente o seu bem".

Esse Deus que perdoa, que é bom, permanece sempre aberto a acolher o ser humano que se reconhece portador da iniquidade.

"O primeiro ato de justiça é, portanto, reconhecer a própria iniquidade, e reconhecer que ela está radicada no 'coração', no próprio centro da pessoa humana. Os 'jejuns', os 'prantos', as 'lamentações' (cf. Gl 2, 12) e toda expressão penitencial têm valor aos olhos de Deus somente se são sinal de corações sinceramente arrependidos", ensinou.

Verdadeira "recompensa"

O Pontífice salientou que a verdadeira "recompensa" é a graça da amizade com Deus, e não a admiração dos outros. "Uma graça que doa paz e força para fazer o bem, amar também quem não o merece, perdoar quem nos ofendeu".

Por fim, o Santo Padre ressaltou que, ao iniciar a Quaresma, "a Igreja indica a conversão pessoal e comunitária como único caminho não ilusório para formar sociedades mais justas, onde todos possam ter o necessário para viver segundo a dignidade humana".

FONTE: CANÇÃO NOVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!