quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

LITURGIA - 24 DE FEVEREIRO - QUARTA-FEIRA

Primeira leitura: Jonas 3, 1-10
Os ninivitas se afastavam do mau caminho.
Salmo responsorial: 50, 3-4.12-13.18-19
Ó Senhor, não desprezeis um coração arrependido!
Evangelho: Lucas 11, 29-32
Nenhum sinal será dado a esta geração a não ser o sinal de Jonas.


Hoje somos convidados a avaliar nossa capacidade e atitude de conversão. As leituras nos apresentam uma comunidade não judaica que se converte ante a pregação do profeta e outra comunidade que deseja sinais novos. Jesus não vai realizar novos sinais, limita-se a redescobrir e confrontar o comportamento de ambos os grupos e a propor a novidade e o absoluto da presença de Cristo ao dizer que ele é maior que Jonas.

Existem sinais comuns e diferenças entre Jonas e Jesus, ambos profetas e pregadores; Jonas quer escapar, Jesus assume até as últimas conseqüências a sua missão; três dias no ventre do grande peixe , três dias na tumba; Jonas é um sinal para esta geração, Jesus é o único sinal; Jonas sinal que traz morte e destruição, Jesus traz somente sinais de vida e esperança. Esse sinal, que é Jesus para a geração "malvada e perversa", é o chamado feito aos discípulos e missionários de Jesus na comunidade de seus seguidores.

Mas não podemos nos fechar aí, como Jonas pretendia, também pode haver sinais em outras latitudes do mundo. Teríamos que abrir os olhos para ver esses que são maiores que Jonas e que Salomão, e poder ver a semente da Vida e do Espírito em tantas pessoas, homens e mulheres, que são manifestações da presença de Deus entre nós.

FONTE: PORTAL CLARET
MARCADOR: LITURGIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!