sábado, 27 de fevereiro de 2010

LITURGIA - 27 DE FEVEREIRO

Primeira leitura: Deuteronômio 26, 16-19.
Pôr em prática as leis do Senhor.
Salmo responsorial: 118, 1-5.7-8.
Bendito é aquele que é fiel à Lei do Senhor.
Evangelho: Mateus 5, 43-48.
Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem.


Continua a proposta de mudança para este tempo de Quaresma. Hoje o modelo apresentado é o do Pai e sua perfeição. Aqui somos convidados a considerar as mudanças que devemos fazer. Para o amor temos o modelo de Jesus: "Amai-vos uns aos outros como eu vos amei"; para nosso comportamento: trate aos demais como gostaria de ser tratado. São os modelos que devemos seguir e são assim mesmo, o espelho no qual devemos olhar.

E a partir desta perspectiva, o mandamento do amor chega ao seu ponto alto: desinteresse, amor sem limites, orar pelos inimigos e perdão para todos. São as coisas práticas que hoje nos ensina Jesus e que devem estar na ordem do dia nesta quaresma e na comunidade. Não façamos projetos altruístas e gerais com "todos os homens e mulheres do mundo". Não.

Perdoemos um erro de um companheiro, desse que está ao nosso lado, deixemos de lado um comentário maldoso feito a nosso respeito, justifiquemos a pessoa ainda que não estejamos de acordo com a ação, saudemos o que passa ao nosso lado. Isto é mais difícil do que todo mundo, amamos os amigos, os vizinhos, "este" ou "esta" pessoa concreta. Os inimigos nem os vemos, nem cruzam nosso caminho. Voltemos, porque somente quem ama seu irmão que vê, sem buscar recompensa, realiza o projeto de Deus em sua vida e em sua comunidade, mesmo parecendo impossível.

MARCADOR: LITURGIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!