quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

CAMPANHA DA FRATERNIDADE

8. A DIGNIDADE DA PESSOA

É muito comum ouvirmos discursos que abordam a questão da dignidade humana. Sabemos até mesmo que a dignidade humana é a base da Declaração Universal dos Direitos Humanos – feita pela ONU em 1948-, mas se faz necessária uma reflexão sobre esse assunto em proveito de uma visão menos superficial.

A dignidade humana está intimamente relacionada à realização da pessoa em todos os níveis da sua pessoa em todos os níveis da sua existência – biológico, afetivo, intelectual, político, social, econômico, cultural, religioso e espiritual. Sem a satisfação de todas as necessidades ligadas às várias dimensões da existência humana, não há como dizer que uma pessoa possa ter vida digna.

Para nós, cristãos, a questão vai mais além, uma vez que a visão cristã de dignidade acrescenta à realização natural da pessoa o fato de ela ter sido criada à imagem e semelhança de Deus, ter a filiação divina, ser membro do corpo místico de Cristo e o templo vivo do Espírito Santo. Com isso, a dignidade humana adquire nova dimensão: a dimensão da fé. Assumindo o plano sobrenatural, relacionado diretamente à vida nova que vem pelo mistério da encarnação do Verbo, a dignidade humana se torna dom para todos a partir do mistério pascal.

O valor econômico não pode ser um fim em si, mas deve existir em proveito da pessoa humana e da satisfação de suas necessidades, sejam naturais, sejam espirituais. O econômico deve existir em função da pessoa humana e não o contrário; deve ser um caminho para a realização de todos, levando em consideração os direitos humanos e o respeito à dignidade da pessoa.

Pe. José Adalberto Vanzella
Secretário-executivo da CF

TEXTO PUBLICADO NO FOLHETO “O DOMINGO”
________________________________________________________________

**CLIQUE NA FOTO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE, LADO ESQUERDO DE SEU VÍDEO, E ACOMPANHE TODOS OS TEXTOS COLOCADOS NO BLOG SOBRE O TEMA.
________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!