sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Sexta-feira, 25 de dezembro de 2009 - NATAL DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO

Primeira leitura: Isaías 52, 7-10
O mensageiro da paz.

Salmo responsorial: 97(98),1.2-3ab.3cd-4.5-6 (R/.3c)
O Senhor revela às nações sua justiça.

Segunda leitura: Hebreus 1, 1-6
Ele será para mim um Filho.

Evangelho: João 1,1-18
A Palavra se fez carne e habitou entre nós.

Este evangelho de Natal nos apresenta dois elementos importantes para a vida do cristão: a Palavra e a Luz. A Palavra, que vem de Deus, se encarnou em Jesus há mais de dois mil anos e veio nos trazer uma mensagem de esperança. Suas palavras de vida eterna, como descreveu Pedro, promovem vida digna para todos os seres humanos. Essa Palavra que existia desde a eternidade se manifestou humanamente na pessoa de Jesus, que habitou entre nós e vive presente em meio da humanidade sofredora e necessitada.

Por meio da Palavra somos iluminados e enviados a anunciar o Evangelho a todos os povos do planeta. Jesus é essa Luz verdadeira que ilumina toda pessoa. Ele veio ao mundo, mas foi rejeitado pelos seus e continua sendo rejeitado hoje pelos que não compartilham seu projeto de vida. Nossa missão, como seguidores de Cristo, é a de sermos testemunhos dessa Palavra e da luz do mundo. Por isso, acolher o Natal, que hoje celebramos com alegria e esperança, requer acolher de verdade a mensagem que o Redentor veio nos: "Amem-se uns aos outros, como eu vos tenho amado".

Celebramos o mistério da encarnação. Deus assume a condição humana em Jesus de Nazaré. Os evangelhos enfatizam as condições humildes de seu nascimento e assinalam como condição para esse nascimento a aceitação profunda e consciente por parte de José e Maria, a lógica do agir de Deus acontecendo em um povo pobre e simples. Irmãos e irmãs, ser seguidor de Jesus é assumir seu caminho, o caminho da encarnação nos desafios de uma cultura e de uma época; uma obediência incondicional a Deus até a morte.

Por isso, celebrar o Natal não é somente uma recordação, é lutar dentro de nossos povos e nossas circunstancias para que a dignidade de homens e mulheres seja respeitada, para que tenhamos condições dignas de vida, e para que os nossos países sejam lugares mais de acordo com o sonho de Deus, do Reino. Nesse espírito, essencial do cristianismo, Feliz Natal a todos!

TEXTO: PORTAL CLARET
FOTOS DA MISSA NA MATRIZ NOSSA SENHORA APARECIDA
LORENA-SP



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!