terça-feira, 22 de dezembro de 2009

22/12/2009 - Palavras Pastor - Benedito Beni - O Encontro dos Bispos com o Sucessor de Pedro.


A cada cinco anos, os bispos reunidos em Conferências Episcopais fazem uma vista a Roma. Este evento é chamado “Visita Ad Limina”, isto é, dos bispos vindos de todas as extremidades da terra. A visita tem, como finalidade, expressar a comunhão de todos os bispos com o sucessor de Pedro e, ao mesmo tempo, visitar os túmulos de São Pedro e São Paulo, que estão na origem da Igreja. Do dia 06 a 26 de novembro último, os bispo do Regional Sul1 (Estado de São Paulo) realizaram a mencionada visita. Ela iniciou-se com uma missa solene nas catacumbas de São Calixto. Ali se encontram sinais concretos das origens da Igreja e do testemunho dos mártires. Conhecer um local como este fortalece a fé e impele ao testemunho. Faz parte da visita a celebração da Eucaristia nas quatros Basílicas maiores de Roma: São Pedro, São Paulo, Santa Maria Maior e São João de Latrão. Na Basílica de São Pedro, a Eucaristia foi celebrada no sub-solo, diante do túmulo do Apostolo, escolhido por Cristo para ser o fundamento visível da Igreja. Após a missa, houve uma procissão com o canto da ladainha de todos os Santos. Alguns dos santos citados na ladainha estão sepultados neste local. Passamos, cantando a ladainha de todos os santos, diante do tumulo do Papa João Paulo II, que foi objeto do grito que soou na Praça de São Pedro no dia do seu sepultamento: “santo subito”, isto é, santo já.

Muito interessante e proveitosa a visita às Congregações e Dicastérios, espécie de ministérios que cuidam dos diversos assuntos referentes à vida da Igreja no mundo inteiro. Os bispos puderam expor diversas questões referentes à vida da Igreja no Brasil e, ao mesmo tempo, receberam orientações e sugestões.

O ponto alto da visita foi o encontro individual e em grupo com o Santo Padre. No encontro individual, com a duração de quinze minutos, o bispo apresenta ao Papa a situação da própria diocese, já analisada no Relatório escrito, enviado alguns meses antes. Todos ficaram impressionados com o acolhimento, a simplicidade, a humildade e sabedoria de Bento XVI. A Igreja tem, de fato, um Papa santo e sábio, uma síntese de Pedro e Paulo, pastor e teólogo. A visita valeu como uma espécie de retiro espiritual, que fortaleceu os bispos para que continuem a manter as suas Igrejas Particulares na fidelidade à doutrina e ao testemunho dos Apóstolos. A convivência fraterna durante os vinte dias aumentou a comunhão entre os bispos responsáveis pelas quarenta e duas dioceses do Estado de São Paulo.

FONTE: http://www.mitralorena.com.br/noticia.php?noticia=mitra_MzYz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!