terça-feira, 1 de dezembro de 2009

LITURGIA DESSA TERÇA-FEIRA - 01/12/2009 - 1ª SEMANA DO ADVENTO


Primeira leitura: Isaías 11, 1-10
Sobre ele repousará o Espírito do Senhor.

Salmo responsorial: Sl 71 (72), 1-2. 7-8. 12-13. 17 (R/. cf. 7)
Nos seus dias a justiça florirá e paz em abundância para sempre.

Evangelho: Lucas 10, 21-24
Jesus exulta no Espírito Santo.

Jesus ajuda os 72 discípulos a fazer uma revisão e avaliação de seu trabalho missionário, começando pelas coisas mais importantes. Jesus se mostra alegre e agradece ao Pai porque os simples, não só entenderam, mas atenderam à mensagem do reino de Deus, enquanto os sábios e doutores não compreendiam nada. Lucas mostra uma clara preferência de Jesus pelos pobres e pequenos, excluídos de uma sociedade aparentemente "bem organizada".

Os setenta e dois discípulos são os simples que compreenderam a chave da mensagem e o anúncio de Jesus. Os sábios e doutores devem inscrever-se na escola da vida dos pobres para compreenderem como eles os mistérios do reino. A ação do Espírito Santo move Jesus a agradecer, a partir daquilo que não conta na história, por um modelo de sociedade alternativa e plenamente humana, baseada no "ser" e não no "ter".

Os conhecimentos, a sabedoria adquirida nos claustros não são condições necessárias e absolutas para compreender a mensagem de Jesus. Aprende-se na humildade, ensinada no cotidiano, e na prática da vida com os pobres e simples por quem Jesus assumiu um compromisso.

PORTAL CLARET
MARCADOR: LITURGIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!