quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

ANO CATEQUÉTICO


20. A CATEQUESE E A FAMÍLIA

Nem a escola nem a paróquia, normalmente, podem substituir o papel da família na educação das crianças e dos jovens. Há casos de pessoas que, mesmo sem família, conseguem superar os obstáculos surgidos nos estágios iniciais da existência. Mas não nos iludamos: nem todos têm essa sorte. A maioria se desestrutura e sofre as conseqüências da ausência do esteio familiar.

Essa realidade é mais perceptível num país como o nosso, em que são extremamente falhas as estruturas do Estado que tem a obrigação de apoiar a população (moradia, saúde, emprego, educação etc.).

A catequese cristã deve supor as ações dos pais e parentes no encaminhamento moral, espiritual e religioso em família e ao mesmo tempo, dar-lhes continuidade. Noutras palavras, por ser a primeira responsável da educação integral dos jovens, a família não pode eximir-se da educação dos filhos na fé. É verdade que os pais sobretudo hoje, tem concorrentes fortíssimos quando querem ou precisam defender seus filhos (a televisão, os perigos das ruas, certos tipos de entretenimento, a omissão de alguns professores, a invasão da internet etc). Tudo isso constitui motivos a mais para eles enviarem os filhos à catequese mais especializada na paróquia ou na escola, acompanhá-la, apoiá-la e jamais se tornarem desmentidos práticos do que os jovens aprendem sobre o evangelho, a fim de que a palavra de Deus seja conhecida e vivida.

Sem pretender julgar quem quer que seja, cabe dizer que até mesmo as famílias parcialmente desfeitas – como é o caso das segundas uniões, nesta época de reinvenção dos relacionamentos e da intimidade – não deveriam abandonar os filhos à própria sorte.

Tudo o que os pais, parentes, paróquia, escola e amigos puderem somar para o crescimento físico, cultural, moral, espiritual e religioso das crianças e dos jovens, tenhamos certeza de que redundará também na melhoria de nossa sociedade. A comunidade humana só dá passos qualitativos quando essas forças trabalham em sinergia.

DOMINGOS ZAMAGNA
TEXTO PUBLICADO NO FOLHETO “O DOMINGO”
MARCADOR: ANO CATEQUÉTICO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!