sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Evangelização: missão e desafio - 5



Ainda conversando sobre o processo catequético e suas mudanças ao longo dos tempos, vale aprofundar a importância das Missões Populares nesse processo, resultante do movimento gerado pelo Concílio de Trento.

Depois da tempestade da Reforma Protestante, forma-se uma verdadeira correnteza catequética. As águas do cristianismo transbordam das margens estreitas da hierarquia e, por todo lado, brotam esforços que revelam a preocupação dos pastores católicos com seu rebanho. Um verdadeiro exército do papa se põe a serviço da defesa da fé. Enquanto jesuítas ensinam os exercícios espirituais para uma elite seleta, missões populares são organizadas e se difundem por todo canto. Mais e mais catecismos são editados. O imaginário criado por Trento estava carregado de força amedrontadora e o medo teve papel decisivo na criação da identidade tridentina, graças ao imaginário social. Fez sucesso o Catecismo Histórico e Doutrinal, de D. Joaquim da Encarnação, publicado em 1757, que foi veículo inconteste da chamada “Teologia do Medo”. O capítulo 44 sobre o Inferno se tornou amplamente conhecido, tornando-se a base das missões populares. Essa teologia encontrou campo fértil no coração inseguro do povo, dando asas à imaginação fantasiosa de muitos. Ainda hoje deparamos com imagens de Deus, presentes na catequese, que têm sua fundamentação nesta obra e em suas idéias amplamente divulgadas por missionários piedosos. Depois do Catecismo de D. Joaquim da Encarnação, logo em seguida, em 1777, expoente importante na confecção de um outro catecismo será Roberto Belarmino. Seu trabalho consistiu em formular perguntas que um mestre usaria para examinar seu discípulo: uma argüição religiosa.

Esses catecismos populares corriam mundo por meio das missões, chegando a todos os rincões. Com eles, eram veiculados temas importantes – principalmente os de relação estreita com a salvação eterna –, que muito marcavam o povo simples de fé católica. Formulados a partir do imaginário espaço-temporal acerca dos chamados novíssimos do homem, ou melhor, da compreensão da vida além morte como um lugar para o qual se vai depois da morte, esses catecismos adotavam uma linguagem que causa espanto ao leitor moderno. O tema da vida eterna, com tudo o que envolve este cenário, sempre foi um campo aberto para especulações sem fim. Por meio das pregações, os católicos eram incitados a crer em Deus, sob pena de castigos horrendos. A única solução era buscar os sacramentos e a vida piedosa, veículos capazes de preservar de tais males. Eis a seguir alguns desses temas.

a) O Limbo: Entendido como um lugar para o qual as crianças não-batizadas iriam depois da morte, o limbo nunca fez parte da doutrina oficial da Igreja, mas tornou-se sobremaneira conhecido por meio das missões populares, sendo um dos temas preferidos dos pregadores. Por detrás de tal conceito, estava a preocupação com a salvação das almas, mediante o seguinte princípio: “Se não batizar a criança e ela morrer, com certeza, ela vai para o limbo!”. O limbo era entendido como um lugar sem sofrimentos, mas também sem alegrias sobrenaturais, pois nele Deus não se faz presente. Mas a ausência de Deus e de sua luz maravilhosa causavam horror em todos os pais extremosos, que corriam a batizar os filhos, tão logo eles nasciam. De tal forma este costume de batizar recém-nascidos se difundiu, que as mães, ainda de resguardo – quarenta dias de repouso após o parto –, faziam-se representar por uma pessoa de sua confiança no ato do batismo do filho. Daí o costume de se arranjar uma “madrinha de represente”. Uma vez que o limbo não dava esperanças de passagem para outro estágio melhor, seu caráter aterrador era elevado à máxima potência, o que não era o caso do purgatório, pois, neste, uma vez expiadas as penas devidas, a alma era elevada ao céu.

b) O purgatório: Se o limbo era um incentivo para o batismo das crianças, o purgatório(1) , de algum modo, era um estímulo para a vida de oração e a prática da piedade em geral (inclusive os sacramentos da Penitência e da Eucaristia). Para contrabalançar o impacto amedrontador das pregações e missões era incentivada a prática regular dos sacramentos. Assim, uma vez cometido o pecado, o perdão era garantido por meio da confissão sacramental, mas permanecia a mancha da qual só era possível ficar livre no purgatório, um lugar de fogo e tormentos. Mas o tempo do purgatório podia ser abreviado mediante práticas e orações indulgenciadas, mais conhecidas como jaculatórias. Vem daí o costume de repetir essas minúsculas orações durante todo o tempo. A cada número de orações correspondia um tempo a menos de purgatório. Essas indulgências podiam ser lucradas para benefício próprio ou de outrem. Tendo-se um parente que já morreu, caso ele estivesse no purgatório pagando por seus pecados ou pela mancha deles, era possível livrá-lo desse tormento com as devoções recomendadas, ou pelo menos dar uma pequena contribuição para seu alívio. Alguns pregadores populares exploravam de tal forma essa Teologia do Medo que ainda é possível encontrar em plena Pós-Modernidade pessoas que fundamentam sua piedade no seguinte axioma: “Um dia no purgatório é como mil dias na terra”. Logo, o máximo sofrimento neste mundo que passa não tem comparação com o tormento experimentado neste lugar de horrores, onde o relógio do tempo não segue as regras do chronos terrestre, ao contrário, seu ritmo é dolorosamente lento. Daí o incentivo para a ascética e a mística do sofrimento.
_________________________________________________________________________
(1)-Apesar de alguns textos bíblicos (2Mc 12,42-45; Eclo 7,33; Tb 4,17; 1Cor 3,12-15) darem margem para se pensar num processo de purificação e de essa purificação já ser tema teológico dos Padres da Igreja (cf. ORÍGENES, Contra Celso, 5,215), o termo purgatório entra no léxico do magistério eclesiástico por meio de Inocêncio IV (1254). O pressuposto de tal doutrina assenta-se na distinção teológica entre o pecado e as penas contraídas com o pecado, aliada à idéia de que nem toda conseqüência da culpa é eliminada com o perdão dos pecados.
_________________________________________________________________________


c) O inferno: A pregação sobre o inferno diz respeito ao pecado mortal. Ia para o inferno quem morresse com tal pecado, mas o problema é que, mesmo tendo uma definição teórica, não havia clareza sobre qual pecado era mortal e qual era venial. Tal pregação servia de estímulo para se buscar a Unção dos Enfermos, em caso de risco de vida, e para estimular a prática dos dez mandamentos. Quem caísse em tentação e pecasse estava sujeito a uma punição muito severa. Nunca era possível saber, com certeza, se o pecado cometido levava ao purgatório ou ao inferno. Melhor se cuidar, afinal, o inferno é um lugar no qual, uma vez tendo entrado, dele não é mais possível sair e, como companhia, só se têm os condenados e os demônios, que se obstinaram no erro e não se converteram ao Senhor. Os tormentos do inferno são tais que é impossível descrevê-los. Só é possível um ensaio: um lugar de treva total e desespero sem alívios; cheio de bichos, fedor, aflições e lágrimas; onde o calor é máximo, e, no entanto, ao mesmo tempo, o frio é insuportável. Como disse Guimarães Rosa, “o inferno é um sem-fim que não se pode ver”. Mas o pior ainda está por vir: o desespero de se saber que não há saída, que o tempo parou e nada concorre a favor do condenado.

Balanço geral
Mesmo reconhecendo todo o esforço do Concílio de Trento e o brilho de suas respostas para as questões propostas naquele momento específico, é preciso admitir que a pregação popularizada subseqüente, desencadeada a partir da teologia tridentina, propagou uma formação católica que atemorizava consciências. De tal discurso, não se podia esperar mais que a implantação definitiva da Teologia do Medo, com imagens muito extravagantes de Deus, a necessidade urgente de mediadores – Nossa Senhora e os Santos, as almas do Purgatório –, a busca supersticiosa dos sacramentos como meio mágico de salvação, o desconhecimento total da Bíblia, a veneração dos representantes da Igreja como figuras sagradas capazes de espantar o perigo e o mal, e outras conseqüências.

Com as mudanças advindas dos novos tempos, mesmo com todo o receio da Igreja quanto a esse processo de modernização, novos sujeitos se faziam presentes no cenário da Igreja. O Vaticano II já estava sendo gestado no ventre fértil de pessoas cheias de lucidez e ávidas de mudanças. Mas isso é assunto para a próxima semana.

SOLANGE MARIA DO CARMO
DOUTORANDA EM CATEQUESE E PROFESSORA DE TEOLOGIA BÍBLICA NA PUC-BH
AUTORA DA COLEÇÃO CATEQUESE PERMANENTE DA PAULUS EDITORA COM Pe ORIONE (MATERIAL QUE SERÁ ADOTADO PELA DIOCESE DE LORENA EM 2010)

MARCADOR: SOLANGE MARIA DO CARMO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!