quinta-feira, 26 de novembro de 2009

ANO CATEQUÉTICO



16. CATEQUESE E TESTEMUNHO EVANGÉLICO

Quando as crianças ou os adolescentes são acolhidos pela Igreja, representada pelos pais, pela paróquia e pela escola, para receber os ensinamentos sobre sua fé, eles já estão sendo trabalhados pelo Espírito de Deus. A bondade de Deus sempre nos precede e coloca no coração dos seres humanos a semente do amor, que vai germinar até conhecer a sua origem e o seu nome.

É com esse cuidado que catequistas, professores e pais devem lidar com os iniciantes no conhecimento e na prática cristã. A catequese deve ajudar quem está dando os primeiros passos na vida e iniciar-se no dinamismo espiritual que o conduzirá à prática dos valores humanos e cristãos, das virtudes, dos dons, das bem-aventuranças, até atingir a plenitude pela vivência sacramental, cujo ápice é a participação na palavra e no corpo e sangue de Jesus Cristo, que transborda de amor ao próximo.

Esse dinamismo será mais bem entendido e aceito se ensinarmos aos nossos jovens não somente a fé em Jesus Cristo, mas, sobretudo a fé que teve Jesus Cristo. Não seria ruim, mas, sim, insuficiente, se a catequese apenas transmitisse fórmulas de oração e conteúdos doutrinários. Há muitos cristãos que conhecem quase de cor o catecismo, mas a sua vida está longe da verdadeira fé evangélica, isto é, a fé num Deus encarnado, que se fez pobre para nos dar sua riqueza e nos amou sem limites. Uma fé que seja capaz de transportar as montanhas das nossas vaidades, para que os cristãos não sejam um peso morto num mundo que precisa do fermento evangélico para a sua salvação.

Os pregadores, os catequistas, os missionários, os professores de religião e os pais devem ser autênticos. Dependendo de nossa atitude, crianças e adolescentes podem se frustrar ao ver no comportamentos dos adultos uma desmentida prática da palavra de Deus que pretendemos transmitir. O trabalho do catequista é, como se vê, tão importante, que a Igreja não quer que seja improvisado.

DOMINGOS ZAMAGNA
TEXTO PUBLICADO NO FOLHETO “O DOMINGO”

NO MARCADOR VOCÊ SEGUE CLICANDO EM “ANO CATEQUÉTICO”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!