domingo, 29 de novembro de 2009

Domingo, 29 de novembro de 2009 - 1º Domingo do Advento


Primeira leitura: Jeremias 33,14-16
Farei brotar de Davi a semente da justiça.

Salmo responsorial: 24,4-5.8-10.14
Senhor meu Deus, a vós elevo a minha alma!

Segunda leitura: 1 Tessalonicenses 3,12-4,2
Que o Senhor confirme os vossos corações na vinda de Cristo.

Evangelho: Lucas 21,25-28.34-36
A vossa libertação está próxima.


Este primeiro domingo do advento serve de ponte entre o tempo comum e o tempo do advento. O tempo comum conclui refletindo sobre a segunda vinda de Jesus, sobre os acontecimentos do fim dos tempos. Como uma espécie de seqüência, este primeiro domingo começa o tempo o tempo do advento com o tema da espera e da esperança.
A leitura do livro de Jeremias nos situa no tempo imediatamente posterior à destruição de Jerusalém, no ano 587 a. C. O povo está desolado e começa a tomar consciência de sua situação. Jeremias dirige a palavra profética ao povo para dizer-lhe que Deus não nos abandonou, que fará retornar os cativos e os perdoará, as cidades serão reconstruídas, os campos voltarão a produzir e o gado a pastar. Nesses dias o Senhor fará brotar um rei justo, não como os reis que acabaram levando o povo ao desterro, mas um Deus que será chamado "nossa justiça". Virá um rei justo para restaurar o povos de Israel.

O salmo responsorial expressa que essa esperança de que fala a primeira leitura, não ficará defraudada, pois quem espera e quem é fiel ao Senhor se frustra. Javé sempre cumpre sua palavra. Por essa razão o salmo enfatiza a idéia de Jeremias, o rei de justiça que esperamos, vai chegar. Esse rei esperado é para nós cristãos o Senhor Jesus.

A leitura do Novo Testamento, a partir da novidade de Jesus, nos introduz em outro tipo de espera e esperança. Supõe claramente que o rei esperado do Primeiro Testamento é Jesus, porém abre a porta a uma espera na direção do final dos tempos. Jesus veio na humildade, como o camponês de Nazaré, que foi obediente ao Pai, e que por essa obediência, foi morto mas ressuscitou. Porém, no final dos tempos, ele retornará para manifestar a sua glória. Por isso, na carta aos Tessalonicenses, Paulo exorta a comunidade a manter-se fiel a Jesus e preparar-se para a segunda vinda. O evangelho de Lucas descreve, de maneira metafórica, os acontecimentos que vão preceder essa segunda vinda. Por este acontecimento final é que Lucas convida aos irmãos e irmãs a manterem-se fiéis e vigilantes, em pé, diante do Filho do homem.
O texto do evangelho de hoje é de difícil interpretação: a libertação chega. Nos versículos anteriores, Lucas nos fala do assédio a Jerusalém (21,20-23). Agora alude à segunda vinda de Jesus: isto é, ao que chamamos de parusia. O discurso de Jesus é apocalíptico e adaptado à cultura do seu tempo (apocalipse não significa catástrofe, como costumamos pensar, mas revelação), e nós temos que reler esses sinais do mundo natural no mundo da historia, que é o lugar em que o Espírito se manifesta. A segunda vinda do Senhor revela a história em si mesma. A verdade que estava oculta vai aparecer à plena luz. Todos chegaremos a conhecer-nos melhor (1Cor 13,12b).
Em nós existe a angústia, o medo e o espanto, não causados pelos "sinais no sol, na lua e nas estrelas". Nossas angústias e inseguranças são causadas pelas crises econômicas, pelos conflitos sociais, pelo abuso do poder, pela falta de pão e trabalho, pela frustração... de tantas estruturas injustas, que somente poderão ser removidas pelo ingresso do amor de Deus e sua justiça no coração do ser humano.

A mensagem de Jesus não tira de nós os problemas e a insegurança, mas nos ensina como enfrentar esses problemas. O discípulo de Jesus tem as mesmas causas de angustia que o não crente; porém, ser cristão consiste em manter atitudes e reações diferentes: o cristão é animado pela esperança que mantém nossa fé nas promessas de Deus libertador. O que nos leva ao advento é estar alerta para descobrir o "Cristo que vem" nas situações atuais, e enfrentá-las como processo necessário de uma libertação total que passa pela cruz.

Por isso o evangelho nos chama a "estar alertas", a ter o coração livre dos vícios e dos ídolos da vida (a conversão), para que sejamos dóceis ao Espírito de Cristo que habita as situações que vivemos ao nosso redor. Chama-nos a "estar acordados e orando" porque o Espírito é experimentado como uma Esperança viva, ponto de encontro entre as promessas da fé e os sinais precários que hoje envolvem essas promessas. A esperança é uma memória que tende a ser esquecida, que se nutre com a oração, que nos faz aderir às promessas de fé e nos inspira, cada dia, à busca de seu rastro nos sinais dos tempos. A esperança cristã se faz por nossa entrega no trabalho para que as promessas se verifiquem em nossas vidas.

O advento é tempo de preparação, de espera. Jesus cumpriou a promessa do Antigo Testamento com sua vida e pregação. Não esperamos um novo nascimento. Esperamos que volte a julgar a criação. Nesse momento em que esperamos e para esse momento em que cremos que a justiça, que a igualdade, que a solidariedade vão se impor.

FONTE: PORTAL CLARET
MARCADOR: LITURGIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!