Na Catequese desta quarta-feira, 4, o Papa Bento XVI fez uma reflexão sobre o debate teológico vigente no século XII, protagonizado por São Bernardo e Santo Abelardo, expoentes da teologia monástica e da teologia escolástica, definidas pelo Santo Padre como "teologia do coração" e "teologia da razão".
Um dos expoentes da teologia monástica foi Bernardo de Claraval, que via na teologia um auxílio para amar cada vez mais e melhor o Senhor. Por sua vez, Abelardo, comprometido na busca de uma compreensão racional dos mistérios da revelação cristã, interpretava a outra corrente teológica (escolástica).
Bento XVI explicou que "subindo até a nascente divina por margens opostas do mesmo rio, estas duas figuras – Bernardo e Abelardo – envolveram-se em vivos debates teológicos, mas graças também a Pedro, o Venerável, amigo dos dois, acabaram concordando no ponto essencial: salvaguardar a fé da Igreja e fazer triunfar a verdade na caridade".
Neste sentido, o Papa defendeu a utilidade de uma discussão teológica saudável dentro da Igreja, sobretudo quando as questões em debate não são definidas pelo Magistério, que é o indiscutível ponto de referência.
Após a Catequese, Bento XVI saudou os peregrinos em vários idiomas. Em português disse:
"Uma cordial saudação aos peregrinos vindos de Coimbra e de São Paulo, ao grupo de Focolarinos do Brasil, aos fiéis cristãos da Catedral Nossa Senhora da Conceição em Bragança Paulista com seu Bispo Dom José Maria Pinheiro, e à tripulação do Navio-Escola 'Brasil' com o seu comandante, que aqui vieram movidos pelo desejo de afirmar e consolidar sua fé e adesão a Cristo, o Senhor dos Navegantes. Ele vos encha de alegria e o seu Espírito ilumine todas as decisões da vossa vida para realizardes fielmente o projeto de Deus a vosso respeito. Acompanha-vos a minha oração e benção".
FONTE: CANÇÃO NOVA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!