sexta-feira, 13 de novembro de 2009

EVANGELIZAÇÃO: MISSÃO E DESAFIO – 4


O Concílio de Trento e os catecismos


Convocado o Concílio, durante dezoito anos, os bispos se esforçaram para elaborar novos documentos e traçar pistas para a caminhada católica. Vendo-se despreparada para o que tinha de enfrentar, a Igreja sentiu-se pega de surpresa numa encruzilhada mal sinalizada da história. Era preciso fazer algo, e urgente! Havia um clima de boa vontade diante dessa urgência gritante. Mas nem tudo foi tão fácil. Foram tantos os problemas, que o Concílio foi interrompido várias vezes. Nada, no entanto, impediu a Igreja de continuar a buscar sua identidade no quadro novo do cristianismo – tão coesa, forte e estável, que resistiu por muito tempo!

Num esforço hercúleo, apoiado especialmente pelo talento dos jesuítas, os documentos foram elaborados. Sua orientação é claramente anti-protestante, a ponto de o Concílio ser intitulado de Contra-Reforma. Ele está sempre no afã de responder à Reforma Protestante e a seus princípios. Não é gratuitamente que, na linha da tradição antiga, suas formulações seguem o modelo dos anátemas: “Se alguém disser que… – seja excomungado”.

Sentindo-se ameaçada pelo novo concorrente, a Igreja Católica precisava justificar sua prática religiosa, firmar sua doutrina, pontuar com transparência a fé que professava. Não era mais possível pensar que todos estavam imersos no mesmo mundo cristão. Dois mundos cristãos se apresentavam. O católico – pouco preparado para enfrentar tal situação – deparava-se com uma religião cristã alternativa, bem parecida com a sua, mas com balizas norteadoras um pouco diferentes, o que implicava em mudanças bem concretas. Era tempo de ensinar ao povo a diferença entre ser cristão-católico e ser cristão-protestante. Ser cristão não significava mais necessariamente ser católico. Duas formas de cristianismo se apresentavam. Era preciso conhecer para saber escolher. Lutero publicou seu catecismo em 1529. E logo depois, entre 1550 e 1600, aparecem os grandes catecismos inspirados no Concílio de Trento.

Nessa disputa, os seguidores da Reforma Protestante vão se armar com a Palavra de Deus na Bíblia e o livre direito de interpretá-la, enquanto a Igreja Católica vai se munir com os sacramentos, a palavra do Magistério e sua tradição milenar. A teologia católica, com base na teologia escolástica, tomará formato de catecismo popular, especialmente pelas mãos de Carlos Borromeu, encarregado da elaboração do “Catecismo Romano”(1) . Formulado por um grupo de teólogos, este catecismo é, na verdade, um compêndio de teologia dividido em quatro partes: o Símbolo dos Apóstolos, os Sacramentos, o Decálogo e a Oração Dominical. Seu objetivo primeiro era despertar nos fiéis o desejo de conhecer a Cristo e de segui-lo. É um texto discursivo, ou seja, não tem formato de perguntas e respostas, deixando a cada pastor a tarefa de adaptá-lo da melhor forma, para a boa acolhida de seu rebanho. Um modelo bastante apropriado ao tempo, que apresentava a urgência de uma boa formação para os católicos. Mas, por não trazer as “lições prontas” como numa receita de bolo, esse compêndio foi sendo preterido em favor de outros manuais, aparentemente mais práticos. É o caso dos catecismos de Pedro Canísio(2) , que, por terem o formato de perguntas e respostas, ganharam ampla aceitação. A partir de então, toda pessoa batizada na Igreja Católica será doutrinada, por meio dos ditos catecismos(3) . Diante da ameaça à sua identidade, a Igreja Católica procura salvaguardar os valores que lhe são mais caros, ressaltando os pontos que a distinguem das Igrejas da Reforma. Nesse processo, as missões populares terão grande importância. Mas isso é outro assunto e fica para o próximo encontro.
¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬
1 Este catecismo foi promulgado pelo papa Pio V, em 1566, e tornou-se conhecido como Catecismo do Concílio de Trento ou Catecismo dos Párocos, pois era endereçado à catequese paroquial, normalmente realizada depois das missas dominicais, tendo como público os católicos adultos.
2 Pedro Canísio nasceu em 1521 Era membro da Companhia de Jesus e, antes do encerramento do Concílio, em 1555, publicou o chamado Catecismo Maior, para uso de catequistas e adultos cultos. Um ano depois, publicou o Pequeno Catecismo, uma versão para crianças e, em 1558, um catecismo para jovens. Morreu em 1597.
3 “O valor sempre inspirador dos catecismos, numa época de confusão doutrinal, foi o de apresentar de maneira clara e pedagógica o conjunto dos principais mistérios da fé cristã” (Catequese Renovada, n. 12).

SOLANGE MARIA DO CARMO
DOUTORANDA EM CATEQUESE E PROFESSORA DE TEOLOGIA BÍBLICA NA PUC-BH
AUTORA DA COLEÇÃO CATEQUESE PERMANENTE DA PAULUS EDITORA COM Pe ORIONE (MATERIAL QUE SERÁ ADOTADO PELA DIOCESE DE LORENA EM 2010)

MARCADOR: SOLANGE MARIA DO CARMO
ACOMPANHE: TODAS AS SEXTAS-FEIRAS NO NOSSO BLOG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!