terça-feira, 24 de novembro de 2009

ESCOLA DA FÉ - MÊS DE NOVEMBRO


Rodolfo fala sobre o encontro dessa quarta-feira na Matriz:

"Uma das coisas mais importantes que a Igreja Católica fez no século passado, que não é tão longe assim, faz 40 anos, foi o Concílio Vaticano II, de 1962 a 1965, e uma das grandes prioridades do Concílio, que reuniu bispos do mundo inteiro era voltar às fontes, e a principal das fontes do cristão é a Sagrada Escritura.

Com isso houve uma grande revolução, uma grande transformação na vida da Igreja, quando todos os católicos puderam ter a Bíblia na mão, ler a Bíblia e poder continuar o projeto que o povo da Bíblia começou e é isso que a gente precisa aprender; que a Bíblia é na verdade, não um livro cheio de doutrinas, a Bíblia é um livro cheio de histórias de um povo tanto no primeiro testamento quanto no segundo testamento que a luz da fé que contando com Deus, o povo soube iluminar a sua vida, lutar pelos seus direitos, quebrar preconceitos, iluminar injustiças. Na verdade formar uma grande comunidade onde todos se sentissem irmãos.

Nós não estudamos a Bíblia só para saber o que a Bíblia escreveu sobre esse ou aquele assunto, nós estudamos a Bíblia, para continuar o que Jesus e o povo da Bíblia começou, que na verdade está bem resumido no versículo 8 do capítulo 6 do profeta Miquéias que nós lemos hoje, que Deus quer de nós a prática da justiça, quer que defendamos o direito, que sejamos fiéis na aliança que Deus fez conosco, que é uma aliança de libertação. Nós não lemos a Bíblia descolados da vida, nós lemos a Bíblia porque nós queremos encontrar nela luzes para viver melhor nos dias de hoje, para continuar o projeto da Bíblia e para iluminar os conflitos, os problemas, os preconceitos, as injustiças, as exclusões que o nosso povo até hoje vive. Então nós vamos ao tesouro da Bíblia para viver melhor hoje na sociedade, para que a gente construa uma sociedade mais justa, mais humana e mais fraterna."

No final do nosso encontro, Mazico entregou um presente ao Rodolfo, em nome de todos os presentes como agradecimento pelos ensinamentos que nos passou desde o começo desse ano de 2009.
Rodolfo esteve conosco em todas as últimas terças-feiras do mês e torcemos para que no próximo ano ele continue conosco para que possamos aprender mais sobre o povo da Bíblia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!