segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Padre deve evidenciar dignidade do sacerdócio com a vida



O secretário Dom Mauro Piacenza destaca que sacerdócio é um ''dom imerecido'' de Deus"

A dignidade do sacerdócio, conferido pelo 'Pai Todo-Poderoso', deve ser evidente na vida dos sacerdotes: na sua santidade, na sua humanidade acolhedora cheia de humildade e caridade pastoral, na clareza de sua fidelidade ao Evangelho e à doutrina da Igreja, na sobriedade e solenidade da celebração dos mistérios divinos, em suas vestes eclesiásticas".

É isso que defende o Arcebispo Titular de Vittoriana e secretário da Congregação para o Clero, Dom Mauro Piacenza, em uma Carta Pastoral dirigida aos sacerdotes de todo o mundo. O documento é datado de 15 de janeiro.

Dom Piacenza lembra que a dignidade do padre "não é obra do homem, mas puro dom da graça, para a qual um é chamado e a qual ninguém pode exigir como um direito".

O secretário da Congregação vaticana destaca que apenas o Espírito de santidade pode garantir a fidelidade ao ministério.

"Tudo no sacerdote deve levá-lo a recordar, a si e ao mundo, que ele é o objeto de um dom imerecido para além de qualquer mérito próprio, o que faz dele uma presença eficaz do Absoluto no mundo para a salvação dos homens".

Por fim, a Carta lembra que o padre é responsável por guiar o povo a ele confiado no caminho da santificação.

"Através do ensino e da celebração dos sacramentos e, sobretudo, com sua própria vida, com a certeza de que este é o único fim para o qual o sacerdote existe: o Paraíso!"


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!