quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

CAMPANHA DA FRATERNIDADE


4. OBJETICO DA CF-2010

A Campanha da Fraternidade ecumênica de 2010 apresenta o seguinte objetivo geral: “Unir Igrejas cristãs e pessoas de boa vontade na promoção de uma economia a serviço da vida, sem exclusões, contribuindo para a construção de uma cultura de fraternidade e paz”.

Esse objetivo apresenta alguns elementos importantes para a sua compreensão. O primeiro é a união entre as Igrejas cristãs – pois é uma campanha ecumênica e, ao mesmo tempo, aberta para as pessoas de boa vontade; é também uma campanha não limitada ao aspecto das religiões institucionais, mas aberta para todos os que desejam participar da construção de um mundo humano, justo e fraterno.

Outro elemento importante é que a economia não é um fim em si, mas deve ser voltada para a vida humana e para o resgate de sua dignidade, evitando qualquer forma de exclusão social. Um terceiro elemento que o objetivo nos mostra é a cultura da fraternidade e da paz; ou seja, precisamos criar uma mentalidade nova, novo modo de pensar e de agir, que possibilite nova forma de convivência entre as pessoas com base na justa hierarquia de valores que tem no seu topo a pessoa humana, seus direitos e sua dignidade.

Para atingir esse objetivo, alguns passos são necessários, e o texto-base da Campanha da Fraternidade ecumênica propõe os seguintes:

Denunciar a perversidade de todo modelo econômico que visa em primeiro lugar ao lucro sem se importar com desigualdade, miséria, fome e morte.

Educar para a prática da economia de solidariedade, de cuidado com a criação e de valorização da vida como o bem mais precioso.

Conclamar Igrejas, religiões e toda a sociedade para ações sociais e políticas que levem à implantação de um modelo econômico de solidariedade e justiça para todas as pessoas.

Pe. José Adalberto Vanzella
(Secretário-executivo da CF)

TEXTO PUBLICADO NO FOLHETO “O DOMINGO”

MARCADOR: CAMPANHA DA FRATERNIDADE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!