quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

CAMPANHA DA FRATERNIDADE

2. CAMPANHA ECUMÊNICA

Todos nós acreditamos que a Igreja de Jesus Cristo encontra-se verdadeiramente presente na Igreja católica romana, mas se encontra presente de diversas formas também em outras Igrejas e comunidades eclesiais. Por isso, existe uma comunhão entre a Igreja católica apostólica romana e as demais igrejas cristãs, e esta comunhão é o fundamento do ecumenismo.

O Concílio Vaticano II afirma, no número 15 da constituição dogmática Lumen gentium, que as outras Igrejas e comunidades eclesiais estão unidas à Igreja católica apostólica romana pelo batismo, pela fé no ressuscitado e pela ação do Espírito Santo. O mesmo concílio elaborou um documento, chamado Unitatis Redintegratio, que trata do ecumenismo. Esse documento afirma, no seu número 3, que existe uma comunhão real entre os membros das outras Igrejas cristãs e os membros da Igreja católica apostólica romana, embora essa comunhão seja imperfeita. O Diretório Ecumênico Católico romano, publicado pela Santa Sé em 1993, reafirma essa verdade.

A Campanha da Fraternidade também viu a necessidade de assumir a dimensão ecumênica e por isso, a partir do ano 2000, surgiram as Campanhas da Fraternidade ecumênicas. Essas campanhas foram (e são) preparadas pelo Conic (Conselho Nacional das Igrejas Cristãs). A CF ecumênica do ano 2000 teve como tema “Dignidade humana e paz” e como lema: “Um novo milênio sem exclusões”. Em virtude do sucesso alcançado por essa campanha, a experiência foi repetida em 2005, com o tema “Solidariedade e paz” e o lema: “Felizes os que promovem a paz”.

Nesse ano de 2010 teremos mais uma campanha ecumênica, que deve ser novamente expressão da comunhão existente entre nós e as demais Igrejas e comunidades cristãs.

Pe. José Adalberto Vanzella
(Secretário-executivo da CF)

TEXTO PUBLICADO NO FOLHETO “O DOMINGO”

MARCADOR: “CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2010”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!