Primeira leitura: 1 Samuel 1,9-20
E o Deus de Israel te conceda o que lhe pedes
Salmo responsorial: 1 Samuel 2,1.4-5.6-7.8abcd (1a)
Exulta meu coração no Senhor, nele se eleva a minha força
Evangelho: Marcos 1,21b-28
Sei quem és: o Santo de Deus
Desde o início do Evangelho de Marcos, nota-se uma diferença profunda com os demais Sinóticos. As confissões cristológicas mais fortes neste Evangelho estão na boca dos endemoninhados. Marcos quer apresentar Jesus como o homem da profunda humanidade para que a comunidade de seguidores compreenda que o ressuscitado é o mesmo Crucificado.
O relato da libertação do endemoninhado ocorre em um ambiente religioso: a Sinagoga e no Sábado. A relação entre instituição religiosa e um enfermo afetado psicologicamente por uma loucura, indicam que a estrutura religiosa do sábado e da Sinagoga, estão totalmente enfermas pelo legalismo e estão produzindo peste social.
Viver sob os requisitos da Lei e suas exigências sempre desumanas, corroem a alma das pessoas, enchendo a consciência e o coração de enfermidade, dor e tristeza. Jesus realiza a cura no sábado, dia em que a legislação proibia todo tipo de bem para a humanidade. Desta maneira, Jesus se posiciona abertamente a favor da pessoa e contrário ao legalismo absurdo da religião de seu tempo. Jesus sabe que a vida do ser humano está acima de toda lei.
FONTE: PORTAL CLARET
FONTE: PORTAL CLARET
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!