terça-feira, 27 de outubro de 2009

ESCOLA DA FÉ - NOSSA COMUNIDADE ENTENDENDO AS COMUNIDADES CRISTÃS DA IGREJA NASCENTE




Rodolfo nos fala um pouco do tema desenvolvido hoje:

“Os evangelhos de Mateus, Marcos e João, são acima de tudo “o espelho das comunidades”.

As comunidades precisavam olhar pra vida de Jesus para poder formar, se organizar e poder dar prosseguimento ao que Jesus iniciou.
Os textos falam não só de Jesus, mas falam de como aquela comunidade entendeu Jesus, de como aquela comunidade seguiu Jesus, como aquela comunidade falou de Jesus para quem estava chegando nela, de forma que os problemas reais de fome, de falta de trabalho, de plantação, e Jesus é um grande contador de histórias, de parábolas e no evangelho está muito claro que as histórias têm a ver com a terra, tem a ver com comida, com a semente. A parábola do capítulo 13 de Mateus, por exemplo, é a parábola do semeador, de forma que quando a comunidade olha a vida de Jesus e olha a sua vida, eles escrevem o texto. Resumindo poderíamos dizer que encontramos no evangelho de Mateus, de Marcos ou de João, a vida de Jesus.

Mas a vida daquela comunidade tem como resultado, o evangelho e quem vinha depois lia o evangelho ou escutava a leitura do evangelho e se reconhecia. Por isso eu chamo o evangelho de “o espelho da comunidade!” Quem escutava aquelas histórias é como se estivesse olhando no espelho e dizendo: “É isso mesmo!”.

Foi assim que Jesus fez, é assim que nós vivemos, é disso que nós precisamos.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!