quarta-feira, 21 de outubro de 2009

CATEQUESE - Fé é a experiência da intimidade e amizade com Jesus, diz Bento XVI


"A fé é antes de tudo o encontro pessoal íntimo com Jesus, a experiência da sua proximidade, da sua amizade e do seu amor: só assim se aprende a amá-lo e conhecê-lo cada vez mais". Foi o que disse o Papa Bento XVI na Catequese desta quarta-feira, 21, no Vaticano.

Bento XVI fez a sua Catequese inspirada na personalidade de São Bernardo e ressaltou que este "Pai da Igreja" foi um dos maiores autores do pensamento teológico medieval. Segundo o Papa, que passou a maior parte da vida como teólogo, quando não alimentadas por uma íntima relação como o Senhor, as grandes reflexões teológicas sobre os mistérios divinos correm o risco de se transformar em “vãos exercícios intelectuais”.

São Bernardo gostava de repetir aos teólogos e monges de sua época que só um nome conta: Jesus o Nazareno. “Todo alimento da alma é árido quando não irrigado com este óleo; é insípido quando não temperado com este sal. Os escritos não terão sabor se neles não se ler Jesus”, dizia o santo.

Dirigindo-se aos teólogos de hoje, Bento XVI observou que às vezes, pretende-se resolver as questões fundamentais sobre Deus, o homem e o mundo somente com as "forças da razão". Mas, "sem uma profunda fé em Deus, nossas reflexões sobre os mistérios divinos podem perder a credibilidade".

O Papa deixou sua mensagem aos fiéis, apontando que assim como São Bernardo fez em seus tempos, nós também, devemos reconhecer que "o homem procura melhor Deus e o encontra com mais facilidade mediante a oração e não a discussão”.

Ao final da Catequese, Bento XVI saudou os peregrinos. Em português disse:

"Amados brasileiros do Rio de Janeiro e demais peregrinos de língua portuguesa, com afeto a todos saúdo e abençôo, desejando que a vossa peregrinação até junto do túmulo dos Apóstolos Pedro e Paulo reforce, em cada um, a sua fé. Esta é, antes de tudo, encontro íntimo e pessoal com Jesus Cristo. Que esta experiência vos leve a conhecê-Lo, amá-Lo e segui-Lo cada vez mais! Ide com Deus!".

FONTE: CANÇÃO NOVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!