quinta-feira, 28 de julho de 2011

Série especial: O Ano Jubilar

 
Diocese de Lorena celebra 75 anos de criação


CN Notícias - Leonardo Meira
Os bandeirantes que iam em busca de ouro nas Minas Gerais, no final do século XVII, sequer podiam imaginar que suas andanças de passagem pela região do Vale do Paraíba lançariam as sementes para a criação da Diocese de Lorena, no interior do Estado de São Paulo.

Com dois santuários e 30 paróquias distribuídos em 13 municípios, a estrutura eclesiástica foi criada em 31 de julho de 1937 e está prestes a começar um período todo especial em sua trajetória. O Ano Jubilar de 75 anos de criação será aberto no domingo, 31, por meio de uma cerimônia na Catedral de Nossa Senhora da Piedade, às 14h30. O Bispo Diocesano, Dom Benedito Beni dos Santos, lerá um decreto de abertura das comemorações, que duram até a Festa da Padroeira de 2012, em 15 de agosto.

"Queremos realizar este Ano no sentido de Jubileu conforme encontramos na Sagrada Escritura: um tempo de alegria e ação de graças à Santíssima Trindade. Queremos agradecer pelo dom da Diocese de Lorena. É também tempo de revisão de vida. Estamos procurando fazer com que todas as Paróquias façam balanço de sua caminhada. É tempo de olhar para a frente, programar o futuro. Procuraremos fazer uma programação para desenvolver ainda mais a vida da Igreja. Espero que, no final do Jubileu, nossa Diocese esteja bem renovada, ainda mais viva, fiel a Jesus e, sobretudo, missionária", ressalta Dom Beni.

Uma das grandes metas desse período é concretizar um plano missionário em todas as paróquias, preparando as pessoas para que se engajem na visita às famílias, escolas, prisões, locais de trabalho, hospitais e outros.
Catedral Nossa Senhora da Piedade
Características da diocese

A tradição católica é muito forte, pois as populações possuem traços bastante próprios da vida rural, apesar dos sinais de crescente urbanização.

"Há um grande espírito de acolhimento. Todo o Vale do Paraíba tem tradição religiosa muito forte, que é fonte permamente de vida cristã para os que ali nascem. Essa riqueza profunda de 'reserva de catolicismo' tradicional pode tornar-se força de expansão e missionariedade para toda a Igreja do Brasil. Exemplo típico disso é a Canção Nova. Há também as paróquias do interior, que são muito vivas, de religiosidade católica muito profunda, arraigada", elenca o atual Arcebispo de Sorocaba (SP) e 7º Bispo Diocesano de Lorena (2001-2005), Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues.

A religiosidade popular é uma das marcas fortes do modo de viver a fé que forma a identidade da Diocese.

"Todas as nossas paróquias estão envolvidas pela religiosidade popular, que expressa também a cultura católica aqui do Brasil. Nossa Diocese também possui uma grande devoção mariana, seja por influência do Santuário de Aparecida, seja graças à devoção a Nossa Senhora da Piedade, sob cuja proteção nasceu a cidade de Lorena", afirma Dom Beni.

O escritor e apresentador da TV Canção Nova, Felipe Aquino, aponta como característica relevante da Diocese o aspecto da fidelidade ao Magistério da Igreja. "Todos os bispos primaram por um respeito ao Papa muito grande, devoção profunda a Nossa Senhora, à Eucaristia, as Semanas Santas muito bem celebradas", diz.

O salesiano padre Mário Bonatti possui 50 anos de sacerdócio, grande parte vivido em Lorena. Segundo ele, o Ano Jubilar é ocasião para comemorar uma vida repleta de bênçãos e trabalho de evangelização. "Devemos agradecer muito a Deus, pois Ele fez, através desta diocese, grandes maravilhas para o Seu povo".


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!