sexta-feira, 29 de julho de 2011

Diocese de Lorena na visão de seus pastores


Os Bispos Dom Benedito Beni e Dom Eduardo Benes
Em 75 anos de história, oito bispos já governaram a Diocese de Lorena. O atual é Dom Benedito Beni dos Santos (2005-), natural de Lagoinha (SP), que nasceu no mesmo ano de criação da Diocese. Seu predecessor foi Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues (2001-2005), atual Arcebispo de Sorocaba (SP).

Qual é a visão desses dois bispos sobre a Diocese de Lorena?

Acesse
.: Devoção mariana e popular é traço fundamental da Diocese de Lorena
.: Diocese de Lorena celebra 75 anos de criação
.: Conheça o histórico da Diocese
.: Saiba mais sobre a Festa de Nossa Senhora da Piedade, Padroeira da Diocese



Dom Beni

Sua diocese de origem é Taubaté, onde exerceu seu ministério sacerdotal durante 38 anos, até ser nomeado Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo (2002-2005)

"Minhas raízes estão aqui no Vale do Paraíba. Foi uma grande alegria quando a Santa Sé me comunicou que eu seria transferido para Lorena. Cheguei aqui como que voltando para a minha própria casa. Então, estou aqui há 5 anos e, graças a Deus, me sinto plenamente realizado", ressalta.

O bispo destaca como um ponto importante desse tempo à frente da Diocese a elaboração do Plano Pastoral, que avalia como prático e até com certa originalidade, uma vez que está fundamentado no Documento de Aparecida e também nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. "Elaboramos também o Diretório dos Sacramentos, que deu unidade à vida sacramental de toda a nossa diocese. Foi também um fato muito importante. E, agora, a construção do Seminário Diocesano e de um Centro de Evangelização", elenca.

Dom Beni situa entre os marcos importantes o surgimento da Comunidade Canção Nova. "O fato de a Canção Nova ter surgido aqui marcou a vida desta Diocese, e continua marcando. Isso notamos em todas as paróquias, no modo como a espiritualidade da Canção Nova influencia todo o povo".


Dom Eduardo

"A Igreja em Lorena é muito querida pelo coração de Deus. A Padroeira, Nossa Senhora da Piedade, com certeza tem suas mãos estendidas sobre essa Igreja, sobre seus bispos, padres, diáconos, centros de ensino, escolas, famílias. Isso deve dar a todos que trabalham pela Igreja em Lorena uma confiança muito grande. Quero abraçar todos os fiéis diocesanos com afeto, carinho e saudades", afirma o Arcebispo de Sorocaba.

O 7º Bispo de Lorena recorda com alegria o dia em que recebeu a notícia de sua nomeação e de como pôde sentir o bom acolhimento do clero e do povo. "Logo me dei muito bem. O povo tem uma tradição muito forte do ponto de vista do catolicismo. Encontrei uma Igreja bem estruturada. Também visitei quase todas as escolas da Diocese, bem como as paróquias. Também fizemos uma Assembleia de Pastoral, da qual surgiram algumas diretrizes para a Igreja em Lorena. Foi um tempo muito importante, de experiência muito grande, agradável, proveitosa", avalia.

Ele conta que, quando foi transferido da Diocese, desejou que essa fosse destinada a um Bispo que conseguisse compreendê-la e amá-la. "Logo após a nomeação de Dom Beni, o Núncio Apostólico perguntou-me o que eu tinha achado da escolha. Eu disse que havia gostado muito, porque Dom Beni é um homem de profunda espiritualidade, fé, experiência, doutor em Teologia. Além do fato de que ele é da região, inserido na cultura do Vale do Paraíba, e se encaixou muito bem. Ele continua a missão com sua contribuição pessoal, inclusive construindo o novo Seminário Diocesano e outras iniciativas, como a criação de novas Paróquias e valorizando o mérito de muitos padres com o título de monsenhor".

Dom Eduardo recorda que, logo após assumir a Diocese, o fundador da Comunidade Canção Nova, monsenhor Jonas Abib, procurou-o para expor o trabalho de evangelização e carisma da Comunidade.

"Eu fiquei muito feliz, alegre por conhecer a Canção Nova. Em seguida, fui convidado para ser entrevistado e o padre Jonas convidou-me para ter um programa. Desempenhei um papel gratificante de levar muitos bispos para serem entrevistados na Canção Nova. Após os programas, padre Jonas recebia a mim e ao bispo entrevistado em sua casa. Muitos bispos se aproximaram da Canção Nova, tiveram esse contato mais de perto com a Comunidade, com a vida fraterna, graças a esses programas. E eu continuo militante da Canção Nova até hoje", indica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!