segunda-feira, 21 de setembro de 2009

RESUMO DA HOMILIA DO 25º DOMINGO COMUM


Neste domingo a Palavra nos levou a refletir sobre a inveja e sobre quem é o maior num grupo de pessoas!


Como dizia São Paulo, a inveja é o começo da divisão, dela provem toda a desordem e toda espécie de obras más.


Inveja é quando desejamos do outro aquilo que lhe pertence, seja no nível material ou não. Muitas vezes desejamos do outro sua maneira de ser, sua vida, suas realizações.


Isso acontece quando saímos de nós e miramos no outro, neste momento perdemos a sintonia com o Criador.


Deixamos de olhar para os dons que Deus nos deu e supervalorizamos os dons dado por Deus ao outro.


Quando iniciamos um empreendimento, um trabalho, um casamento, Deus tem para cada projeto de vida um plano de sucesso, de bons resultados, um caminho de crescimento e de amor. Porém neste caminho, quando permitimos que sentimentos como a inveja ganhe força dentro de nossos corações, permitimos também que a divisão e a discórdia se instale em nosso meio, neste momento perdemos a força e nos guiamos por sentimentos muitas vezes traiçoeiros que nos levam a lugares não desejados antes por Deus!


O mundo, o ambiente de trabalho, nossa casa, a comunidade em que vivemos, é como um jardim com várias espécies de flores. Cada um recebe de Deus um dom especial e quando reconhecido por nós, torna-se um instrumento que dá frutos em abundância, primeiro nas nossas vidas e depois na vida dos outros.


Reconhecer as qualidades, o valor e os dons do outro é uma virtude, uma atitude de amadurecimento, que só é capaz aquele que reconhece seu próprio valor.


Ter consciência do próprio valor, não significa se achar melhor que o outro, significa ter o coração preenchido pelo amor de Deus, este amor que nos completa e nos faz desejar o melhor para nós e para o outro. Significa encontrar alegria em servir e um enorme prazer em não estar na primeira fila do mundo, entendo que para Deus não existe o segundo lugar, somos sempre o primeiro no coração do Pai.


Busquemos a luz que vem de Deus, e que esta seja um auxílio oportuno que nos ajude a nos defender da inveja alheia e daquela que luta para se instalar em nossos corações!


Rívia Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!