quarta-feira, 16 de setembro de 2009

CATEQUESE - Papa destaca importância de vida espiritual sustentada pela oração

A importância da vida espiritual, sustentada pela oração e pela escuta da Palavra de Deus, voltou a ser sublinhada na audiência geral desta quarta-feira, 16, no Vaticano. A Catequese foi dedicada a Simeão, o novo Teólogo, um monge oriental da Ásia menor, que viveu no século X.

Após algum tempo ao serviço do Imperador, em Constantinopla, Simeão acabou por orientar-se para a vida monástica, em um mosteiro da cidade.

“Os seus escritos exerceram uma grande influência na teologia e na espiritualidade do Oriente, em particular no que diz respeito à experiência da união mística com Deus”.

Simeão concentrou a sua reflexão sobre a presença do Espírito Santo nos batizados e sobre a consciência que eles devem ter disso. “O verdadeiro conhecimento de Deus vem da experiência espiritual, fruto do Batismo na existência de todos os fiéis seriamente empenhados”, sublinhou o Papa.

"Esta é a finalidade da vida cristã, na qual a comunhão com Deus leva a sentir sua ajuda em todo o momento", explicou o Papa. Por sua vez, o amor ao próximo, inclusive aos inimigos, fez com que Simeão visse ainda melhor que este amor não podia provir dele mesmo, mas sim de Cristo, que habitava nele, mostrando assim que a verdadeira fonte do amor é a presença divina na alma.

“Este monge oriental chama-nos a prestar uma grande atenção à nossa vida espiritual. O amor de Deus cresce em nós na medida em que permanecermos unidos a Ele na oração e na escuta da sua palavra. Faz-nos abrir o coração aos outros e torna-nos sensíveis às suas necessidades, levando-nos a considerá-los como irmãos e convidando-nos a responder ao ódio com o amor e à ofensa com o perdão”.

No final da catequese, Bento XVI saudou os presentes em várias línguas, entre as quais em português: "Saúdo também os grupos vindos de Portugal e do Brasil e demais peregrinos de língua portuguesa, desejando que esta visita aos lugares santificados pela pregação e martírio dos Apóstolos Pedro e Paulo a todos fortaleça na fé e consolide, no amor divino, os vínculos de cada um com sua família e comunidade eclesial, que de coração abençoo. A Virgem Mãe vos acompanhe e proteja!".
FONTE:
CANÇÃO NOVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!