quinta-feira, 17 de setembro de 2009

ANO CATEQUÉTICO

6. CATEQUESE E EVANGELIZAÇÃO

Não podemos dissociar a catequese do dinamismo pastoral da Igreja. Pastoral é a alimentação da fé. Nenhuma atividade pastoral deverá ser empreendida sem que tenha como finalidade o enriquecimento da vida de fé e caridade da comunidade.

Depois do despertar da fé, a catequese situa-se exatamente na educação da fé das crianças, dos jovens e das famílias. Dificilmente a pastoral da Igreja poderia contribuir para essa educação sem um ensinamento doutrinal orgânico e sistemático, adequado para cada idade ou etapa de desenvolvimento espiritual do cristão.

Muitas vezes a fé é questionada ou mesmo atacada. Sabe-se que em diversas partes do mundo ainda existem restrições à pregação do evangelho. É dever da Igreja esclarecer as dúvidas, responder aos questionamentos e exigir que sua doutrina seja corretamente exposta. A defesa argumentativa da fé é chamada de apologética, e a Igreja tem longa tradição de explicação lúcida, racional e transparente da fé. Nenhum cristão deveria duvidar da coerência da doutrina da Igreja; temos um tesouro doutrinal, um patrimônio cultural riquíssimo que aos poucos – da catequese à teologia – os cristãos podem assimilar, para proveito de sua fé.

Mas o cristianismo não é apenas teoria: é sobretudo prática, vivência no cotidiano do amor misericordioso do Pai, transbordante em Jesus Cristo, robustecido pelo Espírito Santo. Uma Vicência que deve se desdobrar dentro de casa, em família, nas relações pessoais e comunitárias, nos escritórios, nas fábricas, nas praças, nos parlamentos, nos campos e florestas, em todo este “vasto mundo, nossa paróquia” – para usar uma expressão do teólogo Yves Congar.

A catequese é, portanto, uma fase da obra maior de evangelização da igreja. Os que se dedicam a este importante serviço eclesial que é a catequese devem estar conscientes de que o conjunto da atividade pastoral da Igreja dependerá muitíssimo das rochas vivas – como dizia São Pedro – que eles estão colocando e sobre as quais se construirá o corpo eclesial, o templo do espírito Santo.
Domingos Zamagna

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!