quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Natividade de Nossa Senhora é celebrada no local de seu nascimento

Thaysi Santos
Canção Nova Notícias, Terra Santa

Católicos de todo o mundo celebraram nesta terça-feira, 8, a Festa da Natividade de Nossa Senhora. Em Jerusalém, uma Missa solene aconteceu no local onde se acredita ter nascido a Virgem Maria.

Assista à reportagem




Enquanto a festa de muitos santos é celebrada na data de seu falecimento, da Virgem Maria, a Igreja celebra o dia de sua natividade - 8 de setembro, como sustenta a tradição.

"Só grandes personalidades que nós celebramos a natividade, e Nossa Senhora foi a grande personalidade da história da humanidade, porque trouxe para nós Jesus", disse frei Gilberto Piscitelli.

A Santa Missa, presidida em francês por frei Stéphane Milovitch, OFM, secretário da custódia da Terra Santa, foi celebrada na Igreja de Santa Ana, no local onde teria sido a casa de Santa Ana e São Joaquim, os avós de Jesus, pais de Nossa Senhora.

Além de sacerdotes e religiosas de diversas congregações da Terra Santa, também participaram da Celebração, representantes do consulado da França, já que hoje a Igreja pertence ao estado francês, custodiada pela Congregação dos Padres Brancos.

A Igreja de Santa Ana é famosa por sua ótima acústica. É uma das poucas basílicas do período cruzado que ainda pode ser vista em seu formato original. Foi construída no século XII, sob a gruta onde Maria teria nascido e vivido até os 12 anos, antes de seguir para Nazaré.

Na parte de baixo da Basílica é possível contemplar a gruta, onde a tradição afirma ter sido o local do nascimento da Virgem Maria, com o ícone que faz alusão a este evento sagrado.

E a poucos metros da Igreja está um grande complexo de ruínas arqueológicas, que correspondem ao que na época de Jesus era chamada piscina de Betesda, aqui Jesus teria curado um homem, paralítico havia 38 anos (cf. Jo 5,1-9).

Padre Joseph Biholzer, da Congregação dos Padres Brancos, diz que o próprio lugar já convida os peregrinos à oração por sua simplicidade, característica marcante da vida de Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!