domingo, 2 de agosto de 2009

POR QUE BUSCAMOS A DEUS?

Após a multiplicação dos pães, a multidão, no dia seguinte, procura novamente Jesus – talvez para pedir novo milagre e, assim ter pão com fartura, sem necessidade de se empenhar na solução do problema da fome. Diante disso, cabe uma pergunta também para nós: por que buscamos a Deus?

È possível que muitos o procurem para ver se conseguem uma graça especial para solucionar algum problema particular: saúde, emprego, harmonia familiar... Sim, tudo isso é importante e deve ser buscado com muito empenho, mas Jesus não no-lo oferece de forma magica; ele nos ensinou como superar esses problemas.

Outras vezes nos interessamos por Deus para pedir algum milagre e assim poder “mostrar e dizer” aos outros que recebemos tal favor extraordinário, provando que somos melhores que muitos de nossos companheiros ou que a nossa religião é mais poderosa que as outras...
Outros talvez pensem que Deus ajuda a quem é fiel a certas práticas religiosas e, portanto, tem “direito” de ser atendido e ser livrado de alguma desventura ou desgraça... Não é que não podemos pedir isso a Deus, mas nossa fidelidade a ele não deve depender de algum benefício ou milagre recebido.

A multidão lança outra pergunta a Jesus: o que, então, devemos fazer? O próprio Jesus responde ser preciso buscar o alimento que permanece até a vida eterna. Ninguém vive sem comida, mas devemos reconhecer que há um alimento que satisfaz as necessidades mais profundas do ser humano. Trata-se do próprio Jesus (“eu sou o pão da vida”), alimento que deve ser buscado continuamente, que não perece e nos fortalece na fé e na missão. Jesus começou dando o pão material e agora se dá a si mesmo como pão da vida e penhor da liberdade.

Pe Nilo Luza, SSP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!