sábado, 15 de agosto de 2009

Bento XVI preside Missa na Solenidade da Assunção de Maria

EM LORENA, HOJE É FERIADO E NA CATEDRAL DE NOSSA SENHORA DA PIEDADE, ACONTECE AS 10H00 A MISSA SOLENE, PRESIDIDA POR DOM BENEDITO BENI DOS SANTOS - BISPO DA DIOCESE DE LORENA E CONCELEBRADA PELOS PADRES DA DIOCESE.

O Papa Bento XVI irá presidir neste sábado, 15, a Santa Missa por ocasião da Solenidade da Assunção de Nossa Senhora. A Celebração acontecerá às 8h (hora local) na paróquia de Santo Tomás de Vilanova, em Castel Gandolfo.

Ao meio-dia, o Santo Padre fará a oração do Angelus, no pátio interno da residência pontifícia de verão. Esta será a quinta vez que Bento XVI presidirá a solenidade da Assunção, a mais antiga festa mariana.

Aqui no Brasil, a solenidade é celebrada no domingo.

Assunção

A Assunção de Maria é um dogma solenemente definido por Pio XII no dia 1 de Novembro de 1950, que declara que Nossa Senhora, ao término de sua vida terrena, foi elevada ao céu em corpo e alma.

Pio XII referia que "não só os simples fiéis, mas até aqueles que, em certo modo, personificam as nações ou as províncias eclesiásticas, e mesmo não poucos padres do Concílio Vaticano pediram instantemente à Sé Apostólica esta definição". "Com o decurso do tempo essas petições e votos não diminuíram, antes foram aumentando de dia para dia em número e insistência", acrescentava a Constituição Apostólica com a qual se deu a definição do dogma da Assunção de Nossa Senhora em corpo e alma ao Céu.

A Assunção da Virgem é uma participação singular na Ressurreição de seu Filho e uma antecipação da ressurreição dos outros cristãos*. Os Orientais celebram este mistério desde o século V com o nome de "Dormição de Maria". A festa é celebrada no calendário da Igreja latina, com a categoria de solenidade, no dia 15 de Agosto.

Definição solene do dogma

44. "Depois de termos dirigido a Deus repetidas súplicas, e de termos invocado a paz do Espírito de verdade, para glória de Deus omnipotente que à Virgem Maria concedeu a sua especial benevolência, para honra do seu Filho, Rei imortal dos séculos e triunfador do pecado e da morte, para aumento da glória da Sua augusta mãe, e para gozo e júbilo de toda a Igreja, com a autoridade de nosso Senhor Jesus Cristo, dos bem-aventurados apóstolos São Pedro e São Paulo e com a nossa, pronunciamos, declaramos e definimos ser dogma divinamente revelado que: a imaculada Mãe de Deus, a sempre virgem Maria, terminado o curso da vida terrestre, foi elevada em corpo e alma à glória celestial".

45. Pelo que, se alguém, o que Deus não permita, ousar, voluntariamente, negar ou pôr em dúvida esta nossa definição, saiba que naufraga na fé divina e católica.

46. Para que chegue ao conhecimento de toda a Igreja esta nossa definição da assunção corpórea da virgem Maria ao céu, queremos que se conservem esta carta para perpétua memória; mandamos também que, aos seus transuntos ou cópias, mesmo impressas, desde que sejam subscritas pela mão de algum notário público, e munidas com o selo de alguma pessoa constituída em dignidade eclesiástica, se lhes dê o mesmo crédito que à presente, se fosse apresentada e mostrada.

47. A ninguém, pois, seja lícito infringir esta nossa declaração, proclamação e definição, ou temerariamente opor-se-lhe e contrariá-la. Se alguém presumir intentá-lo, saiba que incorre na indignação de Deus omnipotente e dos bem-aventurados apóstolos Pedro e Paulo.

(Constituição Apostólica Munificentissimus Deus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!