quinta-feira, 27 de agosto de 2009

ANO CATEQUÉTICO

3. Jesus ensinou? Qual a sua doutrina?

Os discípulos, seguidores de Jesus, tornaram-se apóstolos, isto é, enviados. Mas só foram enviados depois que aprenderam com o Mestre.

Jesus foi mestre e ensinou. Tal como João Batista, o precursor, Jesus também teve seguidores que aprenderam com ele. João ensinou a orar; Jesus também o fez (cf. Mt 6,5-15). Ambos ensinaram seus discípulos a discernir os sinais dos tempos.
E o que Jesus ensinou aos discípulos? Ensinou-lhes que o amor do Pai é suave, mas transformador, misericordioso, mas exigentíssimo. Que só existe uma porta para entrar no seu reino, a porta da justiça; não a dos escribas e fariseus, mas a justiça que supera o formalismo da lei e conduz à sua perfeição, as bem-aventuranças. Os capítulos 5-7 de Mateus (sermão da montanha) contêm impressionante resumo do ensino de Jesus. Ele conclui o sermão advertindo seus seguidores de que o verdadeiro discípulo não é o que diz “Senhor, Senhor”, mas o que faz a vontade do Pai.

O ensino de Jesus se diferenciou do magistério dos doutores de seu tempo. Quando as multidões quiseram exprimir positivamente como ele procedia, disseram que “Jesus ensinava com autoridade” (cf. Mt 7,29). Isso porque o seu ensino era portador de novo que brota da palavra de Deus. Contrariamente ao mundo dos doutores de plantão (no templo, nas sinagogas, nos palácios, nos partidos), esmerados na imposição de pesados jugos que apenas “invalidavam a palavra de Deus” (cf. Mt 15,6), por causa de tradições estéreis, o ensino de Jesus nos proporciona uma verdade que liberta (cf. Jo 8,32).

Domingos Zamagna
Clique no Marcador em "Ano Catequético" e veja os outros textos postados sobre o tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!