quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Catequese -Papa explica predileção de Nossa Senhora pelos sacerdotes


O Papa Bento XVI recordou a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora celebrada em toda a Igreja no próximo sábado, 15. Aqui no Brasil, a data é celebrada liturgicamente no domingo.

O Pontífice falou sobre a relação que existe entre Maria e o sacerdócio, que segundo ele, está profundamente enraizada no mistério da Encarnação. "Sacrifício, sacerdócio e Encarnação estão juntos e Maria está no centro deste mistério", destacou.

.: Catequese na íntegra
http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=273557

Ao referir-se à atitude de Jesus na cruz, que entregou sua Mãe aos cuidados do apóstolo João, e este aos cuidados Dela, o Papa explicou o profundo significado de levar Maria para sua própria casa e a predileção da Virgem Santíssima pelos sacerdotes. "Tomar consigo Maria, significa, introduzi-la no dinamismo da própria e inteira existência – não é algo exterior – e em tudo o que constitui o largo horizonte do próprio Apostolado. Me parece que isto torna compreensível o peculiar relacionamento de maternidade existente entre Maria e os presbíteros, nisto constitui a fonte primária, e o motivo fundamental da predileção que ela nutre por cada um deles".

Bento XVI disse que a predileção de Maria pelos sacerdotes acontece por dois motivos: "porque são mais semelhantes a Jesus, amor supremo de seu coração; e porque também eles, como Ela, estão empenhados na missão de proclamar, testemunhar e dar Cristo ao mundo. Pela própria identificação e conformação sacramental a Jesus, Filho de Deus, Filho de Maria, cada sacerdote pode e deve sentir-se verdadeiramente filho predileto desta altíssima e humildíssima Mãe".

E lembrou que o Concílio Vaticano II convida os sacerdotes a olharem Nossa Senhora como modelo perfeito da própria existência e que os presbíteros "devem portanto venerá-la e amá-la com devoção e culto filial".

O Santo Padre convidou todos os fiéis a rezarem para que, diante dos problemas atuais, Maria torne os sacerdotes "conforme à imagem de seu filho Jesus e, dispensadores do tesouro inestimável do seu amor de Bom Pastor".

Ao final da Catequese, Bento XVI recordou as vítimas dos desastres naturais que, nos últimos dias, provocaram várias mortes em localidades da China, Filipinas, Japão e Taiwan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!