quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Bento XVI diz que vida de Cura d´Ars é exemplo para padres

O Papa Bento XVI retomou nesta quarta-feira, 5, as tradicionais catequeses, suspensas durante seu período de férias. Inspirando-se na festa litúrgica de ontem, Dia de São João Maria Vianney - Cura d´Ars, o Santo Padre convidou todos os presentes a captar a força profética deste sacerdote.

"Convido todos a rezarem para que seu testemunho seja para os padres de hoje um ensinamento que os encoraje a viver seu ministério com fé e generosidade. Que, com a intercessão do Cura d’Ars, o Senhor doe à sua Igreja padres santos, que encontrem em seus fiéis sustento e colaboração em sua missão de anunciar o Evangelho", destacou.

Em seguida, Bento XVI descreveu brevemente a vida do Santo, sua força profética e vivência catequética, e disse que a vida de João Maria Vianney, ainda hoje, é um exemplo para os jovens.

"Nascido em 8 de Maio de 1786 em uma família pobre de bens materiais, mas rica de fé, chegou à ordenação presbiteral após muitas vicissitudes e incompreensões. Graças à ajuda de sacerdotes sapientes que não se detiveram apenas em seus limites humanos, mas souberam olhar mais longe, intuindo o horizonte de santidade que se perfilava naquele jovem verdadeiramente singular, que sempre manifestou uma elevadíssima consideração pelo dom recebido", recordou Bento XVI.

Faleceu no dia 4 de Agosto de 1859, e a celebração dos 150 anos de sua morte foi o impulso para a convocação de um Ano Sacerdotal em toda a Igreja.

Após a reflexão, o Papa saudou a todos os presentes, em diversos idiomas. Em língua portuguesa, disse:

"Amados peregrinos de língua portuguesa, sede bem-vindos! A todos saúdo com grande afeto e alegria, nomeadamente aos grupos que vieram de Palhaça e do Brasil com o desejo de encontrar o Sucessor de Pedro. Com votos de que vossas existências sejam uma catequese vivente como foi a vida do santo Cura d'Ars, desça sobre vós, vossas famílias e comunidades a minha Bênção”.

Ao final da catequese, Bento XVI recordou a memória litúrgica da Dedicação da Basílica de Santa Maria Maior, que nos convida a imitarmos fielmente o desejo divino, e recomendou a todos que recorram à intercessão de Nossa Senhora com confiança, "para provar, no momento da dificuldade, a eficácia de sua proteção; confiem a Ela, queridos noivos, sua família, para que seja sempre amparada pela sua materna intercessão".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!