quinta-feira, 1 de setembro de 2011

PALAVRA DO PÁROCO - MÊS DE SETEMBRO - MÊS DA BÍBLIA


Estimados:

“A Palavra se fez Carne e habitou entre nós”! (Jo 1, 14)

Entre nós está a vida de Deus: a Palavra! Seu Filho nos revelando suas Verdades e nos ajudando a caminhar rumo ao infinito que nos espera!
E queremos, neste mês da Bíblia, nos comprometer a valorizar mais os momentos que temos com a Palavra de Deus.
Ela deveria estar mais presente em nossas vidas, sobretudo se somos servidores do Reino em edificação, afinal, ninguém monta um aparelho eletro eletrônico sem ler seu manual; assim também o cristão não deveria se enveredar pela existência, sem ler nosso “manual de sobrevivência”: a Bíblia.
É preciso ter muita atenção quando estamos em nossas liturgias, sobretudo nas missas. Há muitos dispersos que voltam para casa sem serem tocados, porque não se concentram, e, por isso não absorvem a mensagem proposta pela Palavra, naquele momento. Quando a Palavra é proclamada, devemos abrir bem nossos ouvidos, canalizar toda nossa atenção em recebê-la. É impossível voltarmos para nossas casas do mesmo jeito, se tivermos uma excelente abertura à Palavra! O que sai da boca de Deus nunca volta vazio para Ele: sai Dele, cai e fecunda em nós, e retorna em Sua direção com muitos frutos.
Nossos grupos também deveriam estar mais em contato com a Palavra! Em nossas reuniões, deveríamos sempre selecionar algum trecho da Bíblia para leitura e reflexão. Gerar essa cultura é um desafio para todos nós católicos, que fomos acostumados a achar que a Bíblia é difícil de ser lida, e que é coisa somente para os religiosos (bispos, padres e freiras). Tenho proposto a vocês, quando escrevo esses “bilhetes” mensais, quase sempre um trecho da Bíblia, com o desejo de incentivar essa “cultura da Palavra”, nas reuniões de nossas pastorais, grupos e movimentos.
A Igreja sonha com a Palavra nas mãos de nossas crianças, jovens, famílias, pastorais... sonha com essa maior intimidade. Pois, intimidade com a Palavra é intimidade com o próprio Deus!
A Palavra não tem contra indicação! É para todas as idades.
Este mês, quero lembrar-lhes que teremos no dia 03 de setembro a Romaria da Diocese de Lorena a Aparecida. Este ano, com todo o clima de ação de graças pelo jubileu de nossa diocese (que está completando 75 anos de sua criação). A missa será às 9h da manhã, no Santuário Nacional (e será transmitida pela TV Aparecida).Quem não conseguiu vaga no ônibus que fretamos, se esforce para ir com condução própria, ou mobilizar a família e amigos para alguma providência. Aproveito este espaço para agradecer o trabalho do Sr. Edson e Antonia com os acólitos e coroinhas, e informar que no próximo dia 03 de setembro também teremos investidura de algumas crianças de nossa paróquia, que foram preparadas para esse serviço, às 19h, na Santa Missa. Relembro a vocês todos sobre o estudo do catecismo da Igreja Católica, com o professor Felipe Aquino, nos dias 05 e 12 de setembro, às 19h30min, em nossa Matriz Paroquial,e sobre o núcleo de crescimento, com a psicóloga Fabiana Gonçalves, no dia 15 de setembro, após a missa, também em nossa Matriz Paroquial. Vou ficar “no pé” de vocês para que valorizem essas riquezas que temos oferecido, em vista do nosso amadurecimento cristão! Informo ainda, que este ano, por conta das obras no Parque Águas do Barão, não teremos o tríduo de Santa Teresinha. Optamos por celebrar a padroeira desta comunidade no dia litúrgico a ela dedicado, 01 de outubro (sábado), na missa das 19h, em nossa Matriz Paroquial. Ao final das obras no parque Águas do Barão, programaremos um tríduo festivo e aproveitaremos para fazer uma ação de graças pela tão esperada reforma do local que reúne grande porção do povo de nossa Paróquia! Quero ainda lembrar que celebraremos no próximo dia 29 de setembro, 5ª.feira, às 19h30min, na sede da ADPM, no Mondesir, uma missa festiva, em louvor a São Miguel Arcanjo. Gostaria muito de contar com a presença de todos os agentes de pastorais, movimentos e grupos nesta data, somando ao povo do Mondesir, que são nossos irmãos e paroquianos. E termino, pedindo que todos se coloquem em oração pela novena de nossa padroeira, que ocorrerá no próximo mês, de 03 a 12 de outubro. Peçamos que seja tempo de graças e bênção para todos nós!
Que a Senhora Aparecida, ouvinte e praticante da Palavra, rogue por todos nós neste mês da Bíblia, para que sejamos dignos das promessas de Cristo!



Lorena, setembro de 2011.



Pe. Rodrigo Fernando Alves, pároco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!