quinta-feira, 22 de setembro de 2011

CAMINHOS DE EXISTÊNCIA


17. O CAMINHO ZEN

Zen significa estado de meditação profunda. O caminho do zen-budismo se origina de uma escola de meditação do budismo, sem ligar-se estritamente à religião, à origem histórica e a muitos ensinamentos fundamentais do budismo. Buscam-se a paz interior, a serenidade de alma, para caminhar na atual sociedade estressante e agitada pela via da meditação. Valoriza-se no presente o repouso meditativo.
As pessoas visam ao intemporal, à iluminação autêntica numa vida tranquila, simples, fruto de exercícios de meditação. Almejam à paz e à serenidade. Entregam-se a exercícios de posturas corporais que favorecem a contemplação.

Conseguem maior integração entre corpo e espírito por meio do exercício rítmico e educado de respiração. Quando agitadas ou provocadas pelas contrariedades, tranquilizam-se. Entram em sintonia luminosa com mestres ou comunidades, mesmo situadas longe. Embora pareçam estar em meditação sozinhas, conseguem alimentar comunhão com outros que se entregam às mesmas praticas. Buscam perfeito domínio sobre os sentimentos, sobre o corpo, sobre os afetos, até sobre a dor extrema.

Esse caminho seduz pelo controle estoico sobre o próprio corpo, paixões e sentimentos por meio da via espiritual e de exercícios corporais. Habita-se um universo de paz, de tranquilidade, com mente alargada ao tocar a essência do ser, de tudo o que existe. Em vez de buscar, nos meios ocidentais do estudo, dos cursos acadêmicos e dos livros, a paz e domínio próprio, enveredamos pela via da experiência e de determinados exercícios, especialmente da meditação Zazen.

Nesse caminho, existe o mestre experimentado que garante a autenticidade do percurso, respeita o discípulo e o impulsiona a descobrir a própria identidade e ser-lhe rumo à vida e ao amor.

J. B. Libanio, sj
TEXTO PUBLICADO NO FOLHETO "O DOMINGO"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!