quinta-feira, 10 de março de 2011

CAMPANHA DA FRATERNIDADE


10. FORMAÇÃO DA CONSCIENCIA AMBIENTAL

A Campanha da Fraternidade deste ano apresenta uma proposta de formação da consciência ambiental. Essa proposta  tem como fundamento a obra criadora realizada por Deus e a nossa responsabilidade diante dela.

De fato, como seres criados por Deus e pertencentes à natureza humana, tendemos a nos realizar no que diz respeito  tanto à nossa espiritualidade quanto ao fato de sermos seres naturais. Para isso, precisamos escolher – ao longo de nossa vida – as propostas feitas por Deus na obra da criação, uma vez que somos seres naturais, moldados do barro, mas temos a dimensão espiritual, recebemos o sopro de Deus (cf. Gn 2,7).

Quando Deus nos criou, confiou-nos a obra criada, a qual devemos dominar. O domínio não deve ser exercício de acordo com critérios humanos de relação de poder. A palavra dominar vem de dominus, que significa senhor. Dominar verdadeiramente significa exercer o senhorio segundo o modelo do Senhor, o próprio Deus.

Deus nos colocou no jardim que é o nosso planeta e nós somos convocados a cuidar dele segundo o modelo de Deus – que é quem cria, abençoa, possibilita o crescimento e cuida.

A nossa relação com o meio ambiente deve orientar-se de acordo com essa perspectiva. Somos responsáveis pelo jardim que é o nosso planeta, e cuidar dele é uma necessidade. Com base nesse princípio é que deve ser formada a consciência ambiental de todos os cristãos, para  respeitar a natureza, promover a sua preservação, evitar a poluição e a degradação do meio ambiente e, principalmente, garantir a sua continuidade. Todo cristão deve contribuir para que a natureza continue sendo grande benção para todas as pessoas e revele o amor eterno do Deus criador.

Pe José Adalberto Vanzella
Secretário-executivo do R. Nordeste 5

TEXTO PUBLICADO NO FOLHETO "O DOMINGO"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!