quinta-feira, 3 de março de 2011

CAMPANHA DA FRATERNIDADE


9. CAMINHOS PARA A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA

Falar em conversão significa falar em formação da consciência. De fato, essa formação é necessária e existem muitos caminhos para isso.

O primeiro caminho é a catequese, seja a de iniciação cristã – para a recepção dos sacramentos da penitencia, da eucaristia e da confirmação ou para o batismo de adultos -, seja o processo constante de formação do cristão, que deve acompanhá-lo por toda a vida. Essa formação é basicamente doutrinal, ou seja, fundamenta-se na Sagrada Escritura e nos documentos do Magistério da Igreja para nos ensinar qual é a vontade de Deus e quais as consequências da sua vontade para a nossa vida.

O segundo caminho é a formação permanente, que pode se dar por meio das homilias, dos cursos e encontros, da participação em movimentos, círculos bíblicos, etc.

Outro caminho é o sacramento da penitencia acompanhado da direção espiritual. De fato, a participação nesse sacramento não se limita ao perdão dos pecados, mas tem também o elemento pedagógico, que é formativo. Esse caminho de formação é muito importante, pois, além da dimensão sacramental, valoriza a dimensão pessoal do fiel e aponta itinerários concretos para que ele se supere.

A Campanha da Fraternidade também pode ser um caminho importante para a formação da consciência, porque nos leva ao diálogo entre a fé e os problemas que mais afligem a nossa sociedade; mostra as relações existentes entre tais problemas e o pecado e evidencia que a nossa condição de pecadores causa esses problemas, geradores de sofrimento, dor e morte. Também deixa claro que a consciência não pode ser reduzida ao âmbito pessoal, mas deve envolver o comunitário, o social e o eclesial.

Pe. José Adalberto Vanzella
Secretário-executivo do R. Nordeste 5

TEXTO PUBLICADO NO FOLHETO “O DOMINGO”
***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!