quinta-feira, 31 de março de 2011

CAMPANHA DA FRATERNIDADE


13. TROCA DE EXPERIÊNCIAS

Muitas experiências são desenvolvidas em favor do meio ambiente e há ótimas iniciativas em curso, porém a falta de divulgação impede que elas sejam mais bem conhecidas pela sociedade. Como consequência, muitos pensam que ninguém faz nada em relação ao meio ambiente quando, na verdade, há muita coisa boa acontecendo. Além disso, experiências muito ricas ficam restritas a lugares limitados e não se multiplicam; dessa forma seus resultados, não raro bastante positivos, não têm um alcance significativo.

Nós precisamos agir, fazer algo concreto a esse respeito. O texto-base da Campanha da Fraternidade de 2011 oferece muitos caminhos para que haja troca de experiências em relação ao meio ambiente, tais como: feiras ambientais para a exposição de experiências; projetos e ideias, criação de um site ambiental independente, a fim de que todos possam participar e as experiências não sejam limitadas por princípios econômicos ou ideologias; realização de um Fórum Nacional Ecológico, precedido de um processo que possibilite a participação nas instâncias comunitária, municipal, regional e estadual; realização de romarias da terra e da água: por fim, promoção e valorização de movimentos populares.

Certamente, a realização de algumas dessas atividades vai fazer que as experiências se multipliquem, assim como possibilitará a adequação de diversos tipos de iniciativas a lugares diferentes, proporcionando-lhes, assim, maior visibilidade. As ações se multiplicarão e mais pessoas poderão tornar-se protagonistas na luta por melhor qualidade de vida no nosso planeta.

Pe. José Adalberto Vanzella
Secretário-executivo do R. Nordeste 5

TEXTO PUBLICADO NO FOLHETO "O DOMINGO"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!