A história contada por Jesus faz pensar no único bem que possuímos de verdade e que vem de Deus: a própria vida. Faz pensar também em como é possível desperdiçar a vida por não reconhecer que sobre esse único bem nos serão pedidas contas.
Ocorre que esta vida limitada de agora, Deus quer torna-la plena na eternidade. E recordar que a morte é o fim de nossa jornada terrena nos permite revisar os objetivos pelos quais lutamos.
O que apresentaremos a Deus, de nossas misérias e conquistas neste mundo, quando estivermos com ele face a face? O que ele resgatará de nossa vida, pouco que seja, para completar com sua graça?
Em outras palavras, qual o motor principal de nossa vida? O que move, o que orienta nossa passagem por este mundo? A vida que recebemos ao nascer, como a devolveremos para Deus? Cultivada com atitudes como a dedicação aos outros, a fraternidade, a partilha, a solidariedade, o amor? Ou desperdiçada na ilusória busca de riquezas e bens?
Quantos vivem em função do dinheiro, tudo orientando para a satisfação de desejos egoístas. O ensinamento de Jesus, porém, passa longe da ganancia e do desejo de riquezas e poder. Ninguém vive sem dinheiro, é verdade. E lutar por uma vida melhor e mais digna é fundamental. Mas viver na ilusão das riquezas, considerando-as o essencial, é deixar passar a única oportunidade que temos para dar sentido à vida, nosso único bem verdadeiro.
Jesus nos convida a acumular tesouros para Deus. Só é rico para Deus quem ajunta os valores que o Mestre ensinou, os quais se resumem no amor ao próximo e na partilha. É assim que nos tornamos ricos para ele.
Certa vez ouvi que uma pessoa era “tão pobre, tão pobre, que só tinha muito dinheiro”. A felicidade plena que desejamos ter em Deus, na eternidade, começa aqui, na alegria de construir com os outros algo de bom. Porque, na lógica de Deus, pobre mesmo é quem não consegue partilhar.
Pe. Paulo Bazaglia, ssp
TEXTO PUBLICADO NO FOLHETO "O DOMINGO"
MARCADOR: LITURGIA
***
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!