quarta-feira, 18 de agosto de 2010

COMUNIDADE SÃO DOMINGOS SÁVIO - QUARTO DIA - SEMANA DA FAMÍLIA

Padre Trajano começou saudando todas as comunidades da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, presentes na celebração de hoje e pediu uma calorosa salva de palmas a todos.

Falando da parábola, Jesus mostra aos apóstolos, ao povo de sua terra e a nós que o relacionamento de Deus para conosco não é um relacionamento de trabalho, que paga pela produção, pelo trabalho realizado. Os que começaram cedo ganharam o mesmo que os outros que chegaram mais tarde. Jesus está falando do relacionamento de Deus para conosco que é um relacionamento de amor. É o mesmo relacionamento que deve unir pais e filhos.

A família é o primeiro ambiente de catequese. O filho é aprendiz da fé. O pai e a mãe devem preocupar-se com o desenvolvimento integral dos filhos. A criança não é só carne e osso. Uma boa alimentação desde o nascimento é importante, mas a criança também tem inteligência, precisa de boas escolas, bons médicos, mas o mais importante e que a criança precisa para se desenvolver bem é sentir a presença dos pais perto delas dando atenção e carinho.

Quando morei em Londrina, diz Pe Trajano, percorria um caminho que passava por uma favela e ali tinha uns meninos que jogavam futebol no campinho. Percebi que um grupo de crianças saia de uma casa. Fiquei curioso e fui ver quem morara naquela casa. Ao entrar percebi que era uma casa muito simples, de chão batido, mas tudo muito limpo, muito bem cuidado e a moradora da casa era uma senhora de 80 anos. Perguntei o que faziam os meninos ali todos os dias. Ela me respondeu que eles levavam o caderno da escola para ela ver. Ela elogiava a letra e as notas que tiravam e eles ficavam felizes e tornavam a levar no outro dia. Perguntei se ela era professora. – Não, disse ela.
“Não tenho letra”, mas gosto de encorajar!

Pais, disse Pe trajano – aprendam com essa senhora! Elogiem seus filhos! A criança valorizada aprende com mais facilidade.

Criança que não se sente segura, não consegue se concentrar, gravar!

Os pais também precisam preocupar-se com a fé de seus filhos. São os pais os primeiros catequistas das crianças.

As crianças crescem na fé quando veem os pais em casa agradecendo a Deus pelo dia de trabalho, pela refeição à mesa, vendo-os ler a Bíblia e principalmente participando juntos das missas aos domingos. Não deixe de ir à missa porque seu filho não se comporta bem na igreja. Deixe as crianças serem crianças na casa de Deus e se acostumarão a participar das missas.

Lembram-se das promessas do dia do casamento? Entre elas prometeram receber com alegria os filhos que Deus lhes desse e educar na fé cristã. É bonito ver um casal que procura viver isso e leva seu filho à missa, na catequese...

Uma outra história de Londrina. Um pai mandava sua filha pra missa e ela dizia que não iria porque ele, o pai, não ia também. A maneira com que a filha falou tocou tanto o coração daquele pai que ele resolveu acompanha-la nas missas e um dia me contou da alegria de ter tomado essa decisão.

Não mande seus filhos para a missa. Vá junto, de exemplo!!!

Vamos pedir à sagrada família que ajude nossas famílias a serem ninho de catequese para nossos filhos!!!

Pe Trajano, salesiano
Oratório São Domingos Sávio


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!