quarta-feira, 18 de agosto de 2010

CATEQUESE - Papa revela qual deve ser a base da ação cristã


"Queridos irmãos e irmãs, São Pio X ensina a nós todos que a base da nossa ação apostólica, nos vários campos em que atuamos, sempre deve ser uma íntima união pessoal com Cristo, a se cultivar e crescer dia após dia. Esse é o núcleo de todo o seu ensinamento, de todo o seu compromisso pastoral. Somente se estamos enamorados pelo Senhor seremos capazes de levar os homens a Deus e apresentá-los a Seu amor misericordioso, e, assim, apresentar o mundo à misericórdia de Deus", disse Bento XVI ao final da Catequese desta quarta-feira, 18.

O encontro do Papa com os peregrinos foi dedicado à figura de São Pio X e aconteceu às 10h30min (em Roma – 5h30min em Brasília), a partir do balcão do pátio interno do Palácio Apostólico de Castel Gandolfo. Ao final, o Santo Padre fez apelo à comunidade internacional por ajudas ao Paquistão.

Acesse

.: Catequese de Bento XVI sobre São Pio X

.: Catecismo de São Pio X
Pio X foi Papa entre 1903 e 1914 e sua memória litúrgica é celebrada em 21 de agosto. De acordo com Bento XVI, ainda enquanto sacerdote, "o futuro Pontífice mostrou aquele profundo amor a Cristo e à Igreja, aquela humildade e simplicidade e aquela grande caridade com relação aos mais necessitados, que foram características de toda a sua vida".


O Bispo de Roma explicou que o ministério petrino do santo deixou sinais inapagáveis na história da Igreja e foi caracterizado pelo esforço de reforma, como indicaria o lema pontifício Instaurare omnia in Christo (Renovar todas as coisas em Cristo).


A ação de Pio X envolveu diversos âmbitos eclesiais, como a reorganização da Cúria Romana, o início dos trabalhos para a redação do Código de Direito Canônico, que foi promulgado por Bento XV, a revisão dos estudos e do "iter" (processo) de formação dos futuros sacerdotes, bem como a fundação de vários Seminários regionais, equipados com boas bibliotecas e professores preparados.


Catecismo e Liturgia


A formação doutrinal dos fiéis também foi contemplada. O então Pontífice escreveu um texto sobre a doutrina cristã para a Diocese de Roma, que logo se espalhou pela Itália e todo o mundo, conhecido como Catecismo de São Pio X.


A reforma da Liturgia, com especial atenção à música sacra, foi sintetizada no Motu Proprio Tra le sollecitudini.

São Pio X "afirma que o verdadeiro espírito cristão tem a sua primeira e indispensável fonte na participação ativa nos sacrossantos mistérios e na oração pública e solene da Igreja. Por isso, recomendou a recorrência frequente aos sacramentos, favorecendo a frequência cotidiana à Santa Comunhão, bem preparados, e antecipando oportunamente a Primeira Comunhão das crianças para em torno de sete anos de idade, 'quando a criança começa a raciocinar'", indicou Bento XVI.

O Papa também salientou o papel de Pio X na condenação ao Modernismo, "para defender os fiéis das concepções errôneas e promover um aprofundamento científico da Revelação em consonância com a Tradição da Igreja". Da mesma forma, lembrou o apelo lançado aos católicos do mundo em agosto de 1914, no alvorecer da I Guerra Mundial:

"Foi o grito sofredor do pai que vê os filhos se colocarem uns contra os outros. Morreu pouco tempo depois, em 20 de agosto, e a sua fama de santidade começou a se espalhar rapidamente entre o povo cristão", indicou o Santo Padre.


MARCADOR: PAPA BENTO XVI
***



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!