domingo, 9 de outubro de 2011

Não ter medo de viver e testemunhar fé na sociedade, pede Bento XVI



O Papa Bento XVI dirigiu um apelo aos fiéis leigos, jovens e famílias, ao final da celebração da Santa Missa que deu início à sua visita pastoral de um dia à região italiana da Calábria.

"Não tenhais medo de viver e testemunhar a fé nos vários setores da sociedade, nas múltiplas situações da existência humana! Tendes todos os motivos para mostrar-vos fortes, confiantes e corajosos, e isso graças à luz da fé e à força da caridade", afirmou.

A celebração aconteceu na cidade de Lamezia Terme. 
A localidade de Serra San Bruno é o outro ponto da viagem. “Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda” é o tema da visita do Pontífice às duas cidades da região.

Acesse
.: NA ÍNTEGRA: Homilia de Bento XVI
.: Programa oficial da visita .: Site Oficial da Visita
A
 liturgia deste domingo propõe uma parábola que fala de um banquete nupcial ao qual muitos são convidados. "É uma imagem – a do banquete – usada frequentemente nas Escrituras para indicar a alegria na comunhão e na abundância dos dons do Senhor, e deixa intuir algo da festa de Deus com a humanidade. [...] Jesus, no Evangelho, diz-nos a resposta que é dada ao convite de Deus - representado por um rei - para participar deste seu banquete. Os convidados são muitos, mas algo inesperado acontece: recusam-se a participar da festa, eles têm outras coisas para fazer; alguns mostram até desprezo pelo convite. Deus é generoso conosco, nos dá sua amizade, seus dons, sua alegria, mas muitas vezes nós não acolhemos as suas palavras, mostramos mais interesse por outras coisas, colocamos no primeiro lugar as nossas preocupações materiais, os nossos interesses", explicou.

Contudo, isso na freia a generosidade do rei, que não desanima e manda seus servos convidarem muitas outras pessoas. "A rejeição dos primeiros convidados tem como efeito a extensão do convite a todos, também aos mais pobres, abandonados e negligenciados. Os servos reúnem todos aqueles que encontram, e a sala fica repleta: a bondade do rei não tem limites e a todos é dada a possibilidade de responder ao seu chamado", continua o Papa.

Mas há uma condição para permanecer nesse banquete de núpcias: colocar a veste nupcial. "É a caridade, o amor. [...] Todos nós somos convidados a ser comensais do Senhor, a entrar com fé no seu banquete, mas devemos usar e preservar a veste nupcial, a caridade, viver um profundo amor por Deus e pelo próximo".


Calábria


Bento XVI também afirmou que não faltam dificuldades, problemas e preocupações na região da Calábria, sob os pontos de vista estrutural, comportamental e social. "Uma terra, isto é, onde os problemas apresentam-se de formas agudas e desestabilizadoras; uma terra onde o desemprego é preocupante, onde uma criminalidade muitas vezes brutal fere o tecido social, uma terra em que se tem a contínua sensação de estar em emergência. Nunca sucumbais à tentação do pessimismo e do curvar-se sobre vós mesmos", aconselhou.

O Bispo de Roma elogiou os esforços em difundir a prática da Lectio Divina, bem como a iniciativa da Escola de Doutrina Social da Igreja. Da mesma forma, abeçoou os esforços de quantos estão engajados na formação de casais cristãos para o matrimônio e a família.

Aos sacerdotes, disse: "Exorto-vos a incorporar sempre mais a vossa vida espiritual no Evangelho, cultivando a vida interior, uma intensa relação com Deus e afastando-vos com decisão de certa mentalidade consumista e mundana, que é uma tentação recorrente na realidade em que vivemos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!