quinta-feira, 20 de outubro de 2011

CAMINHOS DE EXISTÊNCIA


21. O KIT RELIGIOSO

O caminho da atual onda religiosa mostra-se paradoxal. Religioso, mas não adscrito a nenhuma religião. A metáfora do shopping ajuda a compreendê-lo. Antes íamos à venda do interior e comprávamos aquela única mercadoria que existia. Assim a religião tradicional oferecia os produtos religiosos necessários para o fiel. Mas hoje os shoppings mudaram o hábito de compra. Algo semelhante acontece com as religiões.

Elas não conseguem impor o “pacote religioso” completo pela via da lei, norma obrigação. Flutuam bens simbólicos espirituais por todas as partes. E eles alimentaram a curiosidade e sede espiritual. Cada religião possui sua butique com ofertas de mercadorias espirituais, e as pessoas escolhem-nas e fazem o próprio kit. Uns dentro de uma instituição, outros na solidão individual criam sua própria religião, outros peregrinam por diversas religiões e lá permanecem enquanto dura a satisfação existencial momentânea.

Os meios de comunicação, físicos e virtuais, fazem circular por todas as partes a diversidade de propostas políticas, culturais, experienciais. A religião se torna verdadeiro laboratório de experimentação de ingredientes espirituais.

A fragmentação e a individualização de tal opção existência religiosa respondem ao espírito da pós-modernidade. Cada um constrói o próprio caleidoscópio religioso com os caquinhos coloridos esparsos pela atmosfera espiritual geral. Nem faltam, em termos culturais e sociais, exibições religiosas as mais diversificadas. Há a vantagem da iniciativa e a liberdade da escolha, mas com o risco de ecletismo sem consistência.

J. B. Libanio, sj
TEXTO PUBLICADO NO FOLHETO “O DOMINGO” DE 16/10/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!