quinta-feira, 27 de outubro de 2011

CAMINHOS DE EXISTÊNCIA


22. O CAMINHO CARISMÁTICO CATÓLICO

Vários movimentos o trilha, especialmente a Renovação Carismática Católica. Originou-se de “experiências de oração no Espírito”. Dois marcos miliários orientam o caminho: oração e Espírito Santo. A vida comum se envolve pelo clima de oração, que lhe dá sentido, explicação, ânimo. 

Repetem-se pequenas invocações que prendem a mente e criam clima espiritual. Os termos “aleluia’, “amém”, “graças” e semelhantes polvilham as orações. E, como pano de fundo, está a convicção de que o Espírito Santo penetra todas as coisas e atividades.

A ação do Espírito, máxime na oração de louvor, visita o fiel nas horas tristes e felizes. A realidade perde importância na sua dureza para valer mais a interpretação espiritual. O louvor tem a força de transfigurar positivamente todas as coisas. A atitude permanente de louvor desencadeia enorme energia de vida. Nada abala o caminhante, porque vive na prática o retrato da vida no Espírito, traçado por são Paulo na epístola aos Romanos (Rm 8, 1-39).

O horizonte último dessa caminhada se encontra no viver em Cristo na força do Espírito. O Jesus histórico se esfuma diante do Cristo vivenciado na fé e na confiança por meio do Espírito Santo. A experiência central orientadora é o batismo no Espírito. Por ele se inaugura vida nova.

A beleza e a sedução do caminho carismático lhe vêm dessa virada radical de vida. Transforma todas as trevas em luz e, ao viver na e da luz, não teme manifestar externamente tal mudança. Não a percebe como conquista própria nem como vantagem individual, e sim como obra do Espírito. A figura do Espírito tudo santifica e embeleza. Pelo batismo no Espírito se recebem dons e carismas. A vida flui com leveza interior, mesmo que o exterior pese. Tudo é obra do Espírito.

J. B. Libanio, sj

TEXTO PUBLICADO NO FOLHETO “O DOMINGO” DE 23.10.2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!