quinta-feira, 5 de maio de 2011

1.CAMINHO: METÁFORA BÍBLICA



A Escritura privilegia a metáfora do caminho para descrever a existência humana. Já no relato inicial do Gênesis, vemos Deus pôr querubins para guardar o caminho da árvore da vida, depois de o homem ter comido do fruto proibido (Gn 3,24), perdendo assim o acesso à fonte de vida por causa do pecado. Antes do dilúvio, Deus viu que os homens haviam corrompido o seu caminho na terra (Gn 6,12). Escolhe a Abraão para que ele ensine sua casa e seus filhos a guardar o caminho do Senhor (Gn 18,19): expressão que simboliza a fidelidade a Javé.

O Judeu reza para que Deus o guarde no seu caminho. E Deus promete que o anjo vai adiante do justo, para guarda-lo pelo caminho e leva-lo ao lugar que para ele preparou (Ex 23,20). Ao contrário, quando os israelitas pecam, ao adorarem o bezerro de ouro, Javé os incrimina por terem se desviado do caminho por ele ordenado (Ex 32,8). Pesa-lhes a ameaça de serem exterminados por Deus no caminho por causa de sua cerviz. (Ex 33,3). Moisés pede a Deus: mostra-me o teu caminho e que te conheça e encontre graça a teus olhos (Ex 33,13). No fundo, Israel vive na obsessão de conhecer o caminho de Deus.

Mais curiosa é a história da burra de Balaão. Javé se irou por causa da viagem que aquele empreendera. Então o anjo do Senhor, com espada desembainhada, pôs-se a barrar o caminho da jumenta. Ela o via, enquanto seu dono não. Balaão a espancava para prosseguir pelo caminho até que ela reclamou dos maus-tratos. Então, Javé abriu-lhe os olhos e ele viu o anjo parado na estrada com a espada em riste. Este lhe revela o mistério da jumenta: Deus se desagradara da viagem (Nm 22,22-35). O caminho: eis a grande metáfora da vontade de Deus.

J. B. Libanio, sj

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!