quinta-feira, 26 de maio de 2011

CAMINHOS DE EXISTÊNCIA


4. A DRAMATICIDADE DA SABEDORIA

A temáica bíblica do caminho adquire maior dramaticidade na invectiva dos ímpios contra os justos. Eles veem no caminho dos justos perene acusação à sua vida. Fazem tudo diferente do que estes praticam. Os ímpios lamentam a brevidade e a tristeza da vida. Nada ficará deles. Ninguém se lembrará deles. A vida passa como uma sombra. Logo, concluem: desfrutemos dos bens presentes, gozemos das criaturas com ânsia juvenil. Inebriemo-nos com o melhor vinho e com perfumes, não deixemos  passar a flor da primavera. Nenhum prado ficará sem provar nossa orgia, deixemos em toda parte sinais de alegria, pois essa é nossa sorte e nossa sina (cf. Sb 2, 1-9).

Esse discurso soa-nos bem pós-moderno. E, na verdade, lá se vão mais de 22 séculos de distância. É impressionante a semelhança de fala entre aqueles que não percebem sentido na vida e se voltam de corpo inteiro para os prazeres presentes.

O sábio dramatiza o diálogo do ímpio contra o justo. Oprimamos o justo pobre, não poupemos a viúva nem respeitemos os cabelos brancos do ancião. Cerquemos, persigamos, liquidemos o justo. Ele nos incomoda com sua vida. O seu caminho desmente e contradiz o nosso. Ponhamo-lo à prova por meio de ultrajes, torturas para examinar sua resignação. Condenemo-lo a morte vergonhosa, pois ele diz que há quem o visite (cf. Sb 2,10-20).

O leitor sente-se posto entre dois discursos. Então entra o sábio com a palavra de discernimento. Assim raciocinam os ímpios, mas se enganam. Sua maldade cega-os. No fundo, ignoram os segredos de Deus, não esperam o prémio pela santidade nem creem na recompensa das vidas puras. Conclui para ontem e para hoje: o justo criado por Deus e para Deus sofre a inveja dos maus, que provarão a morte. Dois caminhos: de vida e de morte. Escolhe, jovem!

J. B. Libanio, sj

TEXTO PUBLICADO NO FOLHETO "O DOMINGO"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!